Em Belém, loja da Havaianas fica lotada após tentativa de boicote promovida por grupos de direita

Em Belém, loja da Havaianas fica lotada após tentativa de boicote promovida por grupos de direita

Uma loja da Havaianas em Belém registrou aumento significativo no fluxo de consumidores após a repercussão de um comercial de fim de ano da marca, que contou com a participação da atriz Fernanda Torres. A campanha convida o público a entrar em 2026 “com os dois pés”, em referência ao uso das sandálias e à expressão popular “pé direito”, e acabou gerando debate político nas redes sociais.

A peça publicitária foi divulgada nas plataformas digitais da empresa e passou a ser interpretada por grupos de direita ligados ao bolsonarismo como uma mensagem de cunho político. A leitura motivou manifestações públicas e a convocação de boicotes à marca, sob a acusação de que o comercial veicularia “propaganda política”.

A tentativa de boicote, no entanto, produziu um efeito contrário em Belém. Imagens e relatos compartilhados nas redes sociais mostram lojas da Havaianas lotadas desde as primeiras horas da manhã da terça-feira (23), em um dos períodos de maior movimento do comércio varejista da capital paraense.

A repercussão da campanha ampliou a visibilidade da marca e gerou reações diversas do público, com registros tanto de apoio quanto de críticas. Na prática, o aumento da exposição foi acompanhado por maior procura pelos produtos.

Repercussão nacional

Além de Belém, registros de lojas cheias da Havaianas também circularam em outras capitais brasileiras, como São Paulo e Manaus. Vídeos e postagens mostram consumidores realizando compras normalmente, mesmo com a continuidade das campanhas de boicote nas redes sociais.

No mercado financeiro, a polêmica teve impacto momentâneo. As ações da Alpargatas, empresa controladora da marca Havaianas, registraram queda na Bolsa de Valores brasileira na segunda-feira (22), com redução estimada entre R$ 152 milhões e R$ 200 milhões no valor de mercado, após os papéis recuarem cerca de 2,7%.

No dia seguinte, porém, as ações se recuperaram e reverteram as perdas, encerrando em alta e neutralizando, no curto prazo, os efeitos da oscilação registrada após a controvérsia publicitária.

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s);
js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script', ‘facebook-jssdk'));

Com Informações: Para Web News

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Portal Gurupi
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.