Desde que sofreu um atentado durante a campanha eleitoral de 2018, Jair Bolsonaro (PL) passou por uma série de cirurgias. A mais recente ocorreu na última quinta-feira (25), quando o ex-presidente foi submetido a procedimento para tratar hérnia inguinal.
Segundo a equipe médica, o procedimento ocorreu conforme o previsto e não teve intercorrências. No momento, Bolsonaro segue sob cuidados pós-operatórios, o que inclui analgesia, fisioterapia motora e prevenção de trombose venosa.
Antes, o procedimento cirúrgico mais recente havia ocorrido em abril do ano passado. Na ocasião, o ex-presidente foi submetido a uma laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.
A cirurgia ocorreu durante hospitalização de Bolsonaro depois de passar mal durante agenda no Rio Grande do Norte.
Relembre os procedimentos:
- 6 de setembro de 2018 — Bolsonaro é submetido a cirurgia momentos após sofrer atentado em Juiz de Fora (MG). Foi contida hemorragia, reconstruído o intestino e colocada bolsa de colostomia.
- 12 de setembro de 2018 — O então candidato à presidência passa por nova cirurgia, dessa vez para desobstrução do intestino. Essa foi realizada em São Paulo.
- 28 de janeiro de 2019 — Já na Presidência, Bolsonaro passa por cirurgia para retirada bolsa colostomia. O procedimento termina sem intercorrências.
- 8 de setembro de 2019 — Bolsonaro passa por cirurgia para tratar hérnia incisional, que surgiu na cicatriz da facada.
- 25 de setembro de 2020 — Retirada de cálculo na bexiga — não tendo necessariamente relação com a facada.
- 12 de setembro de 2023 — Bolsonaro é submetido a endoscopia para tratamento de doença do refluxo gastroesofágico e também passa por cirurgia de desvio de septo.
- 13 de abril de 2024 — O ex-presidente foi submetido a uma laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.
- 25 de dezembro de 2025 — Procedimento para tratar hérnia inguinal.
Com Informações: CNN Brasil







