Zelensky diz que vai conversar com líderes europeus após reunião com Trump

Zelensky diz que vai conversar com líderes europeus após reunião com Trump

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse, neste sábado (27), que terá conversas com líderes europeus após se reunir com o presidente dos EUA, Donald Trump, no domingo (28), enquanto Kiev pressiona por uma posição mais firme para impedir que a Rússia prolongue a guerra na Ucrânia .

Zelensky disse ter conversado com um grupo de parceiros da Ucrânia para coordenar as prioridades na via diplomática.

“Amanhã, após a reunião com o presidente Trump, continuaremos a discussão”, afirmou em uma publicação no aplicativo de mensagens Telegram.

A Rússia realizou um dos ataques mais longos e prolongados deste ano contra a Ucrânia durante a madrugada deste sábado (27), um dia antes do encontro entre Zelensky e Trump na Flórida.

O ataque aéreo à cidade de Kiev, capital do país, matou pelo menos duas pessoas e feriu outras 44, incluindo duas crianças, segundo autoridades locais.

Mais de 40% dos prédios residenciais em Kiev também estão sem aquecimento devido às temperaturas congelantes, afirmou Oleksiy Kuleba, ministro do governo, nas redes sociais.

O ataque durou quase 10 horas. Mas os moradores permaneceram em estado de alerta, com sirenes de ataque aéreo soando intermitentemente ao longo do dia.

Falando a bordo de um avião rumo aos Estados Unidos neste sábado, Zelensky afirmou que buscaria um sinal, durante as negociações com Trump, de que a Ucrânia receberia garantias de segurança juridicamente vinculativas como parte de qualquer acordo de paz.

Ele também reiterou os apelos pelo fortalecimento das defesas aéreas da Ucrânia, afirmando que o país precisa de mais mísseis em meio aos ataques implacáveis ​​da Rússia.

“O apoio dos europeus é importante para nós hoje. Não temos sistemas de defesa aérea adicionais suficientes”, disse ele.

Antes de se encontrar com Trump, no domingo (28), Zelensky fez uma escala no Canadá neste sábado (27) para conversar com o primeiro-ministro Mark Carney.

Em declarações à imprensa antes da reunião em Halifax, Nova Escócia, Carney anunciou um auxílio econômico adicional de 2,5 bilhões de dólares canadenses para a Ucrânia.

Com Informações: CNN Brasil

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Portal Gurupi
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.