Um ex-funcionário da Rockstar Games, que trabalhou em títulos antigos da franquia GTA, confirmou em entrevista ao site GamesHub que a produtora chegou a considerar a criação de jogos ambientados fora dos Estados Unidos.
Obbe Vermeij, que chegou a ocupar o cargo de diretor técnico na Rockstar Games e deixou a empresa após o lançamento de GTA IV, em 2008, afirmou que, depois de Liberty City (Nova York), San Andreas (que inclui cidades inspiradas em Los Angeles, San Francisco e Las Vegas) e Vice City (Miami), outras cidades também foram cogitadas, como o Rio de Janeiro, no Brasil; Moscou, na Rússia; Istambul, na Turquia, entre outras.
O ex-funcionário revelou ainda que, entre todas as possibilidades analisadas, a que chegou mais perto de se concretizar foi a criação de um GTA ambientado em uma cidade inspirada em Tóquio, no Japão.
Segundo Vermeij, a Rockstar Games concluiu que um GTA situado fora dos Estados Unidos não teria o mesmo impacto e que seguir por esse caminho representaria um grande risco, já que a produção de um jogo da franquia leva vários anos.
“As pessoas adoram ter essas ideias malucas, mas quando estão em jogo bilhões de dólares, é muito mais fácil fazer novamente aquilo que você já conhece. Além disso, os Estados Unidos são o epicentro da cultura ocidental, então todo mundo conhece essas cidades, mesmo quem nunca esteve lá”, explicou Vermeij. “As pessoas têm uma imagem mental desses lugares. Não faz sentido criar um jogo apenas pela novidade. ‘GTA: Toronto’? Não funcionaria”.
Vale lembrar que, depois de GTA V se passar em uma área limitada do estado fictício de San Andreas, o próximo título da série marcará o retorno a Vice City. GTA VI tem lançamento previsto para o dia 19 de novembro de 2026.
Leia Também: Executivo da Amazon prevê ‘morte' dos celulares e aplicativos
Notícias ao Minuto







