Um posto de gasolina localizado na avenida Júlio César, dentro da área que corresponde ao futuro Parque da Cidade, será removido do local até o dia 28 de junho. A informação foi divulgada pelo jornalista e colunista Mauro Bonna e confirmada pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), após acordo com a rede Dallas, que administra o posto sob a bandeira ATEM.
A área, que hoje está em obras para a implantação do Parque da Cidade, foi anteriormente administrada pela Infraero, à época do funcionamento do Aeroclube de Belém. Antes da transferência oficial do terreno da União para o Estado, a Infraero realizou uma licitação e concedeu parte do espaço à instalação do posto.
Com o avanço das obras do parque urbano, o posto passou a destoar do projeto arquitetônico e paisagístico da área. A permanência da estrutura gerava críticas e preocupações relacionadas à segurança, mobilidade e ao impacto visual em um local que será símbolo da nova fase urbana da capital paraense.
Segundo o clunista, a decisão pela retirada foi construída de forma consensual entre as partes envolvidas. A rede Dallas aceitou deixar o espaço de forma voluntária, liberando o trecho para as obras do parque, que é uma das principais vitrines da cidade para a COP30, a conferência climática da ONU que acontecerá em Belém em 2025.
Parque da Cidade: um novo marco verde para Belém
Com mais de 500 mil metros quadrados, o Parque da Cidade será um dos maiores espaços públicos de lazer e sustentabilidade da região Norte. O projeto integra áreas verdes, trilhas, ciclovias, espelhos d’água e equipamentos esportivos, além de estruturas voltadas para eventos internacionais.
Serão plantadas mais de 1.500 árvores e cerca de 190 mil plantas ornamentais, em um ambiente que contará com 83 mil metros quadrados de áreas gramadas. Além do impacto ambiental positivo, a proposta é transformar o parque em um espaço de convivência, educação ambiental e turismo.
Com Informações: Para Web News