A partir de agosto de 2025, a Guarda Municipal de Belém começará a aplicar multas contra o descarte irregular de lixo e entulho em vias públicas da capital. A ação faz parte de uma nova etapa do programa “Belém em Ordem”, anunciado neste sábado (28) pelo prefeito Igor Normando (MDB).
Com a criação do novo Batalhão de Ordem Pública, a fiscalização ambiental e urbanística será intensificada, com foco em coibir práticas consideradas infrações administrativas, como o despejo de resíduos fora dos locais e horários determinados.
De acordo com o prefeito, a medida busca enfrentar o acúmulo de lixo nas ruas, apontado como um dos principais problemas urbanos da cidade. Normando afirmou que tanto falhas no serviço de coleta quanto a ausência de conscientização da população contribuem para o problema.
O executivo municipal, em entrevista ao jornal Oliberal, avaliou os seis primeiros meses de gestão e indicou que está disposto a implementar ações de impacto, mesmo que enfrentem resistência de parte da população. Segundo ele, a empresa responsável pela coleta de lixo está com os pagamentos em dia, e o foco agora é aumentar a fiscalização e responsabilização por práticas inadequadas.
Além das multas, a Prefeitura informou que iniciará uma força-tarefa de zeladoria urbana, que incluirá ações como tapa-buracos, manutenção de praças e reforma de unidades de saúde.
A fase anterior do programa “Belém em Ordem” incluiu blitzes de trânsito, que geraram críticas por causa da quantidade de veículos apreendidos e relatos de abordagens consideradas abusivas.
Agora, a gestão municipal volta suas atenções ao combate ao lixo nas ruas. A expectativa é de que o ano de 2025 seja dedicado à reestruturação urbana antes da execução de projetos de médio e longo prazo previstos para os anos seguintes.
Conteúdo relacionado:
Com Informações: Para Web News