Com a chegada das férias e do verão amazônico, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) anunciou o início da Operação Verão 2025 no último sábado (28), considerada a maior ação do calendário da segurança pública do Pará. Com mais de nove mil agentes mobilizados para ações ostensivas em diversas localidades do estado, a operação segue até 4 de agosto.
O objetivo é reforçar e garantir a segurança da população durante o período de férias escolares, quando o fluxo de pessoas em balneários e municípios do interior se intensifica. Durante toda a operação, os agentes atuam no combate à poluição sonora, ao uso de cerol em linhas de pipa, à entrada de garrafas de vidro nas praias e em ações de enfrentamento à violência contra grupos vulneráveis, como importunação sexual contra mulheres, crianças e adolescentes.
VEJA MAIS
Clima tranquilo e bom movimento marca último domingo de junho, em Mosqueiro, antes das férias
Movimento surpreendeu banhistas e animou vendas no comércio da orla
Parque dos Igarapés é opção de lazer ideal para se conectar com a natureza sem sair de Belém
Balneário localizado no bairro do Coqueiro, em Belém, conta com piscinas e brinquedos para que crianças e adultos aproveitem as férias e se refresquem no calor do verão amazônico
As equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil atuam orientando os banhistas quanto aos riscos da maré, além de realizar resgates e primeiros socorros, caso necessário. A operação também intensifica fiscalizações em bares e restaurantes, além de manter rondas e patrulhamento ostensivo para inibir práticas criminosas.
A iniciativa conta também com outros órgãos vinculados à Segup, como as Polícias Militar, Civil, Científica e Penal, o Detran, a Seap, além de instituições como a Artran, Adepará, Ideflor-Bio, Guardas Municipais e a Capitania dos Portos.
Mosqueiro é um dos principais destinos
Na Ilha de Mosqueiro, um dos mais badalados destinos dos veranistas, uma estrutura do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel) está instalada no entroncamento da avenida 16 de Novembro com a avenida Beira Mar, na praia do Chapéu Virado. Nela, os agentes de segurança coordenam estratégias operacionais, acompanham ocorrências em tempo real e monitoram, por meio das câmeras de videomonitoramento distribuídas pela ilha, os principais pontos de fluxo.
Ocorrências recebidas pelo canal 190, também são direcionadas ao CICC Móvel, facilitando o acionamento das equipes que atuam em campo no distrito. Ao todo, mais de 150 agentes de segurança reforçarão o policiamento em Mosqueiro durante o mês de julho.
Com Informações: O Liberal