Lula diz que vai convidar Donald Trump para a COP30, em meio a tensão comercial entre Brasil e EUA

Lula diz que vai convidar Donald Trump para a COP30, em meio a tensão comercial entre Brasil e EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (5) que pretende convidar o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro deste ano, em Belém, no Pará.

Durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, no Palácio do Itamaraty, Lula declarou que fará contato com Trump por telefone. “Vou ligar para o Trump para convidar ele para a COP, para saber o que ele pensa sobre a questão climática. Só não vou ligar para o Putin porque ele não pode viajar”, afirmou o presidente.

O petista ainda reforçou a intenção de formalizar o convite. “Se ele não vier, é porque ele não quer. Mas vou convidar”, disse Lula, indicando que a proposta será feita como gesto diplomático, independentemente da postura crítica de Trump em relação ao debate climático.

A fala ocorre no mesmo período em que o governo norte-americano anunciou a aplicação de tarifas sobre produtos importados do Brasil, incluindo itens farmacêuticos. Segundo Trump, os Estados Unidos devem iniciar com uma taxa de 50% a partir de quinta-feira (7), com previsão de aumento para 150% em até 18 meses, podendo chegar a 250% com o objetivo de incentivar a produção nacional.

“Queremos que os produtos farmacêuticos sejam fabricados em nosso país”, declarou Trump em entrevista à rede CNBC.

Além das tarifas, o ex-presidente norte-americano tem feito declarações públicas em que relaciona a tensão comercial com decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que elevou o tom diplomático entre os dois países.

Participação dos Estados Unidos na COP30

A presença dos Estados Unidos na COP30 permanece incerta. Em janeiro, uma das primeiras medidas de Trump ao reassumir a presidência foi retirar o país do Acordo de Paris, tratado que reúne compromissos internacionais para a redução das emissões de gases do efeito estufa.

Na semana passada, o governo norte-americano também extinguiu o Escritório de Mudança Global do Departamento de Estado e desligou os funcionários responsáveis pela coordenação de políticas climáticas no exterior. A decisão reforçou as dúvidas sobre a participação dos EUA na conferência, mesmo por meio de uma delegação técnica.

A COP30 está prevista para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém, e deve reunir representantes de quase 200 países para discutir estratégias de enfrentamento das mudanças climáticas.

Conteúdo relacionado:

Com Informações: Pará News Web

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Portal Gurupi
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.