Colégio Militar de Belém realiza terceira edição de simulação da ONU com foco na COP 30

Colégio Militar de Belém realiza terceira edição de simulação da ONU com foco na COP 30

O Colégio Militar de Belém (CMBel) promoverá, nos dias 28, 29 e 30 de agosto, a terceira edição da simulação do Modelo das Nações Unidas (MUNdoCMBel), que neste ano abordará temas alinhados à COP 30, conferência do clima que será realizada em novembro, em Belém.

A atividade reúne cerca de 100 estudantes e universitários de instituições públicas e privadas da capital paraense, que irão vivenciar, na prática, o funcionamento dos principais comitês da ONU. Durante os três dias, os participantes assumirão o papel de representantes de países e organizações internacionais, debatendo questões de grande relevância social e global.

Com o tema central “Desafios do século XXI na agenda internacional”, os debates foram organizados em quatro comitês simulados e têm como objetivo desenvolver competências como oratória, negociação, pensamento crítico e tomada de decisão — além de incentivar o engajamento dos jovens nas pautas climáticas.
Uma das novidades desta edição é a participação de alunos de outras instituições de ensino convidadas, ampliando o alcance e a troca de experiências. No encerramento, no sábado (30), será realizada uma simulação de coletiva de imprensa, em que os estudantes vão vivenciar o papel da mídia, com entrevistas e cobertura dos principais temas discutidos durante o evento.

Evento encerra com chave de ouro o mês de aniversário do colégio

Neste mês, o Colégio Militar de Belém (CMBel) completa uma década de história, marcada por conquistas acadêmicas, disciplina exemplar e a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do século XXI. Fundado oficialmente em 1º de agosto de 2015, o CMBel rapidamente se consolidou como uma referência no cenário educacional da Região Norte.

Instalado em um dos prédios históricos mais emblemáticos de Belém, o CMBel é parte do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) e nasceu com a missão de levar à Amazônia Oriental um modelo educacional pautado pela excelência acadêmica, pelo civismo e pela formação integral dos alunos, trabalhando para formar jovens líderes, conscientes de seu papel na sociedade.

Em 2024, o colégio recebeu a denominação histórica de Colégio Militar General Hilário Maximiano Antunes Gurjão, em homenagem a uma das figuras mais importantes da história militar do Pará, reforçando ainda mais os laços com a tradição e a cultura local.

Em uma Belém que se prepara para sediar a COP 30 e figurar no cenário internacional, o CMBel segue formando cidadãos comprometidos com o futuro do país e do planeta, conscientes de seu papel na construção de um mundo mais justo, sustentável e pacífico. Dessa forma, finaliza o mês de seu aniversário de maneira emblemática: o MUNdoCMBel.

Conteúdo relacionado:

Com Informações: Pará News Web

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Portal Gurupi
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.