A NASA revelou nesta terça-feira (23) os primeiros detalhes da missão Artemis II, próxima etapa do programa que pretende levar seres humanos de volta à Lua. A conferência de imprensa destacou que a viagem contará com o foguete Space Launch System (SLS) e a cápsula tripulada Orion.
A missão terá duração de dez dias e servirá para testar sistemas fundamentais, como equipamentos de suporte à vida, softwares e novos painéis que deverão ser utilizados em futuras explorações. Diferente da Artemis III, ainda sem data, a Artemis II não pousará na superfície lunar.
Segundo a agência, o lançamento está previsto para ocorrer até abril de 2026, embora a expectativa seja realizar o voo em fevereiro de 2025. A NASA frisou que a prioridade é a segurança da tripulação.
O time contará com quatro astronautas: Reid Wiseman, que será o comandante, Victor Glover, designado piloto, além de Christina Koch e Jeremy Hansen, este último integrante da Agência Espacial Canadense.
A Artemis II ficará marcada como a primeira missão tripulada a ultrapassar a órbita terrestre desde a Apollo 17, realizada em 1972, último voo humano à Lua.
Os cientistas perceberam que esses corpos celestes não estão distribuídos de forma aleatória. Pelo contrário, parecem se agrupar em determinadas áreas, como se fossem influenciados por uma forte força gravitacional. A explicação mais plausível para esse comportamento seria a presença de um planeta de grandes dimensões, ainda invisível aos telescópios atuais.
Guilherme Bernardo | 09:24 – 21/09/2025
Notícias ao Minuto