O Governo do Pará, por meio da Prodepa, em parceria com o Governo Federal, concluiu a ampliação da infraestrutura digital de Belém para garantir conectividade de alta performance durante a COP30. Como um dos principais legados tecnológicos do evento, a capital paraense recebeu 40 novos pontos de antenas 4G e 5G, sendo 24 já em operação e 16 em fase final de implantação.
A rede estadual de dados também vai oferecer Wi-Fi público e gratuito em diversos pontos estratégicos da cidade indicados pelo Comitê Organizador da COP30. A iniciativa faz parte do plano de modernização digital de Belém e reforça o compromisso do governo estadual com uma cidade mais conectada, sustentável e preparada para receber o maior evento climático do planeta.
“São ações estratégicas que irão garantir conectividade de alta performance durante a COP30 e deixarão um legado de infraestrutura tecnológica moderna e duradoura para os paraenses”, destacou Jonatas Gomes, gerente da Divisão de Projetos de Cidadania da Prodepa.
As novas antenas contemplam áreas de grande relevância, como o Parque da Cidade, o Porto Futuro, o Mangueirão, a Vila COP, o Aeroporto de Belém, a Estação das Docas, Outeiro e a Ilha do Combu, onde foi instalada recentemente uma torre 5G. O trabalho foi realizado em parceria com as operadoras TIM, Vivo e Claro, sob supervisão da Anatel, garantindo cobertura móvel estável e de alta velocidade.
A ampliação da rede 5G tem potencial para beneficiar mais de 500 mil pessoas em Belém, considerando a média populacional dos bairros atendidos. Um exemplo é o Mangueirão, que abriga eventos com público superior a 100 mil pessoas e agora conta com estrutura de conectividade capaz de suportar grandes concentrações simultâneas.
A Prodepa também modernizou a rede de telecomunicações estadual, com dois novos links de internet de 100 Gbps e a atualização dos equipamentos do datacenter. Pontos estratégicos da COP30 — como o Parque da Cidade, Porto Futuro, Casa Civil, Mangueirão, Estação das Docas e CDP de Outeiro — já operam com essa nova capacidade.
Além disso, a cidade contará com redes Wi-Fi públicas baseadas no padrão Wi-Fi 6, garantindo internet gratuita e de qualidade em locais internos e externos.
A conectividade também avança pelo interior do Pará: 100 dos 144 municípios já estão conectados à Rede Estadual de Telecomunicações de Dados. A expansão inclui projetos de infovias ópticas, redes metropolitanas e hotzones em praças e orlas públicas, fortalecendo a inclusão digital e social em todo o estado.
“A empresa vem fortalecendo sua infraestrutura e ampliando parcerias com programas como o Norte Conectado, promovendo inclusão digital e social em todo o Pará”, concluiu Jonatas Gomes.
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s);
js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script', ‘facebook-jssdk'));







