Após o incêndio registrado na tarde desta quinta-feira (20/11) em uma área de pavilhões da Blue Zone da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), as instalações atingidas deixaram de ser consideradas parte da Zona Azul e passaram a estar sob a autoridade do Brasil, informou a Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com a ONU, a decisão foi tomada imediatamente após a evacuação do local, que foi ordenada pelo chefe do Corpo de Bombeiros do Brasil, responsável por conduzir as verificações preliminares de segurança. A partir desse momento, a área deixou o status internacional de Zona Azul — espaço temporariamente sob jurisdição da ONU — e voltou ao controle das autoridades brasileiras para inspeção e investigação.
A medida visa garantir a integridade física das delegações, equipes técnicas e demais participantes enquanto os bombeiros realizam uma avaliação completa da estrutura afetada. A ONU afirmou que aguarda o relatório brasileiro para emitir uma nova atualização ainda nesta quinta-feira.
O incêndio provocou correria entre jornalistas e visitantes que estavam no local, mas, segundo o governo brasileiro, não houve feridos. O Corpo de Bombeiros permanece na área realizando perícia para determinar as causas do incidente.
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s);
js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script', ‘facebook-jssdk'));







