A Vigilância Sanitária de Belém interditou, na manhã desta quinta-feira (27), uma panificadora que operava em condições consideradas extremamente críticas de higiene. O estabelecimento, que não teve nome e endereço divulgados, apresentava infestação de baratas, produtos vencidos e um ambiente completamente inadequado para manipulação de alimentos.
Segundo a equipe responsável pela ação, a vistoria foi motivada por denúncias de consumidores e confirmada assim que os fiscais chegaram ao local. De acordo com a fiscal Lilian Teixeira, a situação encontrada surpreendeu até mesmo profissionais acostumados a inspeções diárias.
“Ao chegar no local, nos deparamos com uma situação incomum. Além da denúncia ser verdadeira, havia uma grande infestação de baratas. A panificadora não tinha condições de estar aberta e produzindo pães para a população. Encontramos muita sujeira e irregularidades que fogem totalmente da rotina”, explicou.
Os fiscais também constataram que o estabelecimento funcionava sem qualquer documentação de licenciamento. Na área interna, utilizada para preparação dos produtos, havia alimentos com validade expirada desde julho de 2025.
Renan Puyal, coordenador da Vigilância Sanitária, destacou que a parte do comércio acessível ao público aparentava estar em condições aceitáveis. Entretanto, o espaço onde os alimentos eram realmente manipulados estava totalmente impróprio.
“O setor onde os consumidores circulam parecia regular, mas o cenário por trás do balcão era inaceitável. Só conseguimos acessar essa área porque houve denúncia”, reforçou.
O órgão afirma que realiza fiscalizações de rotina em Belém, mas ressalta que a colaboração da população é essencial para identificar problemas que não são perceptíveis aos clientes.
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s);
js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));
Com Informações: Para Web News







