‘Achei que ia bater’: Vídeo mostra caça da FAB perto de avião durante voo

‘Achei que ia bater’: Vídeo mostra caça da FAB perto de avião durante voo

Uma passageira que estava em um voo particular registrou o momento em que um caça F-5 Tiger II, da FAB (Força Aérea Brasileira), aproximou-se da aeronave em que ela estava, na tarde desta terça-feira (23).

O voo havia partido do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Anápolis (GO). A médica Stephanie Rizk registrou em vídeo. Veja abaixo:

Stephanie relatou à CNN Brasil que o momento começou com um aviso do comandante. “Eu estava tranquila, lendo, quando o comandante virou para trás e disse: ‘Olhem pela janela que vocês não vão passar por uma situação parecida nunca mais'. Quando olhei, o caça estava ao lado. Ele ora se aproximava, ora se afastava, e isso durou de cinco a seis minutos”, contou a médica.

Embora a tripulação inicialmente tenha cogitado ser um treinamento, o desenrolar da ação sugeriu uma interceptação real. Segundo Stephanie, o piloto do caça voou sob a aeronave particular por algum tempo antes de aparecer na lateral, um procedimento padrão de identificação.

“O comandante sentia que tinha algo embaixo, mas não sabia o quê. A torre também não passava a informação de que era um avião da FAB. Depois tivemos certeza de que realmente era uma interceptação real. O caça fez um ‘360' e foi para a lateral, onde estabeleceram contato pela mesma frequência de rádio”, explicou a médica.

A proximidade do caça gerou uma mistura de euforia e medo. Em um dos momentos do vídeo, é possível ver o caça extremamente perto da janela da aeronave particular.

“Foi muita coincidência, na hora que resolvi filmar foi quando ele mais se aproximou. Dava para ver a cabeça do piloto. Na hora eu não sabia o que era, cheguei a pensar: ‘acho que esse homem vai bater na gente, vamos morrer'”, relatou Stephanie.

Após a identificação e o cumprimento dos protocolos de segurança, o caça realizou uma manobra de mergulho e desapareceu. “A FAB fez com maestria todo o movimento. Foi bem bacana ter vivido isso”, concluiu.

A CNN Brasil entrou em contato com a FAB para questionar o motivo da interceptação, mas até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

Com Informações: CNN Brasil

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Portal Gurupi
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.