A queda de um hidroavião no município de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, neste domingo (30), deixou ao menos dois mortos, de acordo com a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP).
O acidente foi registrado em área próxima à Marina Estância Confiança. A empresa informou que o impacto ocorreu por volta das 14h10 e que os bombeiros chegaram ao local às 15h.
Em entrevista à CNN, o especialista em segurança aérea Lito Sousa afirmou que o incidente pode ter sido causado por um pouso malsucedido.
“Essas imagens mostram a ocorrência de um pouso malsucedido, muito mais do que uma queda de uma aeronave. Obviamente, com essa gravação à distância, não é possível definir exatamente o que ocorreu. Mas é possível afirmar que esta é uma aeronave anfíbia, ela tanto pousa na água quanto na terra”, explica.
“O que é perceptível, quando a gente aproxima o momento do pouso é que a parte traseira do flutuador toca muito forte na água e o flutuador tem uma inclinação para frente. E, quando a parte da frente do flutuador encosta na água, o avião ‘pilona’ – na aviação esse movimento de ‘cambalhota’ é chamado de pilonar”, prossegue.
O especialista compara o ocorrido com a freada brusca de uma bicicleta com o uso somente dos freios dianteiros.
“Seria o equivalente a você frear bruscamente a bicicleta usando apenas o freio dianteiro, o movimento traseiro da bicicleta vai fazer você cair”, detalha.
(Publicado por Lucas Rocha)
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil