Viseu, 02 de fevereiro de 2026

Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração devido a riscos à saúde

A Anvisa, responsável pela vigilância sanitária no Brasil, suspendeu a comercialização de dois produtos que representam risco à saúde. A decisão inclui a proibição do uso e distribuição do pó para decoração da marca Sugar Art, além do Sal Grosso[…]

© Reprodução Ecommerce/Internet
© Reprodução Ecommerce/Internet
Ver Resumo

A Anvisa, responsável pela vigilância sanitária no Brasil, suspendeu a comercialização de dois produtos que representam risco à saúde. A decisão inclui a proibição do uso e distribuição do pó para decoração da marca Sugar Art, além do Sal Grosso Iodado da marca Globo. Ambas as medidas visam proteger os consumidores de possíveis danos à saúde.

Suspensão de produtos por riscos à saúde

Conforme informação divulgada pela Anvisa, o pó para decoração da marca Sugar Art, fabricado pela Madi Comércio e Indústria de Artigos para Festas e Artesanatos Ltda, foi considerado impróprio para consumo devido à presença de materiais plásticos. A agência também determinou o recolhimento imediato desse produto do mercado.

Sal Grosso Iodado também suspenso

Outro produto que teve sua venda suspensa é o Sal Grosso Iodado (Ervas Finas) da marca Globo, fabricado pela Brasisal Alimentos Ltda. A Anvisa informou que a decisão afeta especificamente o lote 004/24, que possui data de vencimento em 30 de outubro de 2026. Este lote não cumpriu os requisitos de iodo, essencial para a saúde.

Leia também:  Impeachment de Ibaneis Rocha: Oposição no DF Reage a Citações do Banqueiro Vorcaro

Importância do iodo na alimentação

A falta de iodo na dieta pode levar a sérios problemas de saúde, como o aumento da tireoide (bócio) e complicações no desenvolvimento fetal durante a gestação. A Anvisa ressaltou que é fundamental que o sal de cozinha contenha iodo, a fim de evitar essas deficiências.

Orientações aos consumidores

Os consumidores que já adquiriram o Sal Grosso Iodado ou o pó para decoração devem entrar em contato com a empresa pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) através do número 0800 585 0303. A Anvisa continua a monitorar a situação e orienta que os cidadãos fiquem atentos às informações sobre os produtos.

Notícias relacionadas

Encontre a notícia que você procura