O jornalista Breendo Teixeira, natural de Manaus (AM), publicou um vídeo de retratação nesta terça-feira (1º), após a repercussão negativa de uma série de comentários ofensivos feitos contra Belém e os paraenses no último fim de semana. Em publicações anteriores, o repórter chamou os moradores da capital paraense de “feios”, “pobres” e “fedidos”, além de criticar a estrutura do Aeroporto Internacional de Belém – Val-de-Cans.
“Quero primeiro me desculpar com todo mundo pelo comentário. Dizer que alguém é feio ou pobre não me torna mais rico, não me torna mais bonito. Eu nunca disse, inclusive, que era rico”, declarou. Em seguida, acrescentou: “A intenção era polemizar sobre isso, não sobre o povo paraense. Não tenho nada contra os paraenses. Tenho vários amigos paraenses. Tenho família no Pará. Quero, de novo, me desculpar com vocês.”
Retratação parcial e apelo contra ataques a terceiros
O pedido de desculpas, porém, veio acompanhado de um apelo para que críticas e ofensas não sejam direcionadas a pessoas próximas. “Quero também dizer que vocês têm total liberdade para comentar aqui o que quiserem. Sejam comentários racistas, machistas, misóginos, homofóbicos — que é o que estou recebendo —, mas não vão nas páginas dos meus amigos, familiares e do meu companheiro para atacá-los”, disse.
Breendo reforçou que assume integralmente a responsabilidade pelo que disse, afirmando que tem 26 anos e é capaz de arcar com as consequências: “Eles não têm absolutamente nada a ver com o que falei. Eu sou um homem de 26 anos, que tem total autonomia para responder pelo que eu falo e sobre o que eu faço, inclusive para responder aqueles e aquelas que têm algo para me falar.”
Entenda o caso
As falas ofensivas foram publicadas nos stories do Instagram de Breendo durante uma visita a Belém. Ele aparece em um vídeo dizendo:
“Bom dia, bom dia, bom dia. Já estamos aqui nesse aeroporto horrendo, gente, o aeroporto de Belém. É ridículo. Parece os paraenses: feio e pobre. E a gente tá voltando pra Manaus, acho que a gente não aguenta mais essa cidade. É feia, cidade fedorenta, cheirando a paraense.”
LEIA MAIS:
As declarações geraram revolta generalizada nas redes sociais, principalmente entre internautas paraenses, que passaram a responder o jornalista com críticas, memes e ironias, além de invadir o perfil pessoal dele com comentários de repúdio. Algumas das respostas incluíam frases como “Esse corpo cupuaçu que criticou Belém?” e “Se manque, mistura de curupira com Matinta Pereira e Cuca”.
VEJA VÍDEO:
Com Informações: Pará Web News