A segurança da navegação nas águas do Norte do país é constantemente desafiada pelas peculiaridades geográficas da região, como bancos de areia e marés imprevisíveis. Episódios de encalhe, embora não sejam rotineiros, exigem ação rápida das autoridades marítimas para evitar danos ambientais e garantir a segurança das embarcações e pessoas.
Depois de permanecer encalhado por mais de uma semana, o navio mercante W M F Express, de bandeira da Guiné-Bissau, foi desencalhado com sucesso na manhã da última quinta-feira (11), nas proximidades do município de Soure, na ilha do Marajó, no Pará.
Segundo informações da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), a embarcação havia ficado presa em um banco de areia conhecido como “Coroa da Muriçoca”. Após a operação de salvamento autorizada pela autoridade marítima, o navio foi removido e conduzido a um local seguro.
Ainda de acordo com a CPAOR, uma vez liberada a área de risco, foi autorizada sua movimentação até a área de fundeio mais próxima, localizada nas imediações da Ilha de Mosqueiro (PA), onde a embarcação permanece sob monitoramento e em segurança.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
A Capitania dos Portos instaurou um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas e possíveis responsabilidades relacionadas ao incidente.
Para denúncias ou informações sobre situações que possam colocar em risco a vida humana no mar ou em rios navegáveis, a segurança da navegação, ou que representem ameaça ao meio ambiente, a Marinha do Brasil disponibiliza os canais de atendimento:
- Disque Emergências Marítimas e Fluviais: 185
- Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR):
- Telefone fixo: (91) 3218-3950
- WhatsApp: (91) 98134-3000
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
tags
Quer receber mais notícias como essa?
Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor
Conteúdo Relacionado
IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.
Fonte: DOL