Após mais uma queda de árvore em Belém, prefeitura apresenta plano emergencial

Após mais uma queda de árvore em Belém, prefeitura apresenta plano emergencial

Na noite de quarta-feira (5), mais um incidente envolvendo a queda de árvores foi registrado em Belém. Uma mangueira tombou na esquina da Rua dos Tamoios com a Travessa dos Apinagés, no bairro Batista Campos, derrubando a rede elétrica e interrompendo o fornecimento de energia na região. Esse já é o quarto caso de queda de árvore registrado apenas nos primeiros dias de fevereiro.

Na segunda-feira (3), outras duas mangueiras caíram, uma na Avenida Governador José Malcher, no bairro Nazaré, e outra na Avenida Magalhães Barata, no bairro São Brás. Já no domingo (2), um incidente semelhante ocorreu no bairro Marambaia, onde uma árvore tombou e derrubou dois postes.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (Semma), desde setembro do ano passado, as atividades de monitoramento, manutenção e poda de árvores não vinham sendo realizadas, o que pode ter contribuído para os recentes acidentes.

Mapeamento e Plano Emergencial

Um levantamento técnico realizado pela Semma identificou 98 árvores em situação de risco, das quais 27 apresentam perigo iminente de queda, todas localizadas em Belém.

Diante dos danos causados e do risco crescente de novos incidentes, a Prefeitura de Belém, por meio da Semma, anunciou nesta quinta-feira (6) um plano emergencial para supressão e manutenção de árvores na área central da cidade. O objetivo é mitigar os riscos à população, uma vez que muitas dessas árvores apresentam sinais avançados de deterioração devido à idade e falta de manutenção.

Segundo a Semma, o plano emergencial prevê ações imediatas de poda e supressão, iniciando pelo Bosque Rodrigues Alves, no centro de Belém. A prioridade será dada às áreas com maior concentração de árvores antigas e vulneráveis, especialmente no centro da cidade, onde há mais de 120 mil árvores, muitas delas centenárias, que necessitam de cuidados urgentes para evitar novos desastres

Com Informações: Para Web News

Compartilhe:

PUBLICIDADE