Área queimada da Amazônia em 2024 foi maior do que totalidade da Bélgica

Pesquisa testa substância derivada de gergelim amazônico contra o AVC

A área queimada da Amazônia em 2024 superou toda a extensão da Bélgica, e os incêndios liberaram uma quantidade de gases de efeito estufa equivalente a todas as emissões anuais da Alemanha, segundo relatório divulgado nesta quarta-feira pela Comissão Europeia.

De acordo com o estudo, mais de 3 milhões de hectares de floresta amazônica foram destruídos por incêndios no último ano, o maior volume já registrado na região desde 2010.

As queimadas emitiram cerca de 791 milhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera, volume comparável à produção anual de gases de efeito estufa da Alemanha.

O relatório alertou que o aumento das emissões em 2024 foi nove vezes superior à média dos dois anos anteriores, revelando uma tendência preocupante de intensificação dos incêndios e da vulnerabilidade dos ecossistemas amazônicos.

O ritmo e a frequência das queimadas mostram uma crescente fragilidade ambiental e acendem o alerta para as consequências climáticas globais, afirmou a Comissão Europeia, que classificou a floresta como um dos principais pulmões do planeta.

O relatório, produzido em parceria com países da América Latina, pede ações urgentes e coordenadas para fortalecer a prevenção e o monitoramento de incêndios, além de melhorar a capacidade de resposta rápida.

Os especialistas destacaram ainda que a cooperação internacional é essencial para conter a destruição e restaurar as áreas degradadas.

A Amazônia se estende por nove países; Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa, e cerca de 60% de sua área total está em território brasileiro.
 
 
 

Pesquisadores da Amazônia desenvolveram um extrato de gergelim, o ST-165, que reduziu em até 40% as lesões cerebrais em testes com animais vítimas de AVC. O fitoterápico mostrou segurança e agora busca financiamento para avançar a estudos clínicos em humano

Folhapress | 12:00 – 24/09/2025

Notícias ao Minuto

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Portal Gurupi
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.