O produtor argentino Santi López lançou nesta segunda-feira (19) a faixa ‘Amazônia Legal’, canção com participação de Dudu Urband e Karen Tavares. A música, que marca a estreia do artista como cantor, contará com um lançamento hoje às 16h de um videoclipe gravado em Outeiro e muitos outros pontos urbanos de Belém. A faixa musical traz mensagens de valorização e respeito aos povos indígenas e denuncia o desmatamento.
Nascido em Córdoba e de descendência direta de povos originários da província argentina, o artista vive há três anos no Brasil. Durante esse tempo, ele passou por um processo intenso de resgate das suas origens, muito por meio do contato com indígenas das etnias Anambé e Guajajara. Não à toa, Santi López escolheu o dia 19 de abril, celebrado como o Dia dos Povos Indígenas, para o lançamento de ‘Amazônia Legal’.
“Através de vivências ao lado de Têçá Anambé e Ylmarana Guajajara pude me envolver em projetos e práticas indígenas, assim como valores, como conexão e valorização da terra. Esse foi o despertar para a minha reconexão ancestral. A escolha da data tem a ver com a necessidade de honrar os povos indígenas, sobretudo diante da situação alarmante de desmatamento e descaso que vemos hoje em dia”, diz ele.
Gravada no estúdio Budokaos Records, em parceria com a editora Namusic, a canção traz sonoridade predominantemente pop, com influências do hip hop, trap e uma ode à sonoridade paraense, com a incorporação de instrumentos amazônicos, como curimbó e maraca, executados no ritmo de lundu marajoara, além de uma saudação à espiritualidade e encantaria amazônica. A culinária regional também é lembrada, através de comidas típicas como a maniçoba, farinha e o açaí – paixões de Santi López, citadas na música.
“Quando eu cheguei aqui em Belém do Pará senti um reconhecimento muito forte. Conheci a culinária, fiquei apaixonado pelas comidas, como pode ser percebido no destaque que elas ganharam em ‘Amazônia Legal’. Conheci a espiritualidade, a encantaria, e isso também me inspirou muitíssimo para criar a letra e a música dessa canção, e, sobretudo, a cultura paraense e as identificações que eu senti com o povo daqui”, afirma Santi, sobre o processo criativo de construção da letra, feito em parceria com Dudu Urband.
‘Amazônia Legal’ é uma realização da produtora O Boto Produções. O registro audiovisual tem Marcelo Lelis e Thaís Costa na direção de fotografia, Bibi Ferreira no figurino e Fernando Alves no Visagismo. “Que a repercussão desse trabalho possa fortalecer movimentos ambientalistas e a preservação dos povos originários da Amazônia”, finaliza López.
Aline Wirley e Igor Rickli foram denunciados por causa da sexualidade
O casal finalizou, nesta semana, a adoção dos novos filhos, Fátima de 10 anos e Will de 7 anos, porém...