Artur Jorge pode estar perto de retornar ao futebol brasileiro, apenas um ano depois de ter conduzido o Botafogo à histórica conquista da Copa Libertadores. Após o título, o treinador seguiu para o Catar, onde assumiu o comando técnico do Al-Rayyan, cargo que ocupa até hoje.
O jornalista italiano Rudy Galetti, especialista no mercado de transferências, informou neste sábado que o técnico português teria alcançado um acordo preliminar com o clube carioca, diante das dificuldades enfrentadas pela diretoria para convencer Filipe Luís a renovar o contrato atual, que se encerra já na próxima semana.
Fontes próximas ao processo disseram ao Esporte ao Minuto que, por enquanto, não há nenhum acordo fechado entre as partes, mas confirmam que o interesse é real. Ainda assim, o avanço das negociações só deve acontecer se — e quando — ficar confirmado que o ex-jogador da seleção brasileira não renovará o vínculo.
O ex-treinador do Braga prefere aguardar até ter informações concretas em mãos, em vez de trabalhar com hipóteses. Assim, caso haja um acerto com os atuais campeões brasileiros e sul-americanos, isso só deverá ocorrer quando o futuro de Filipe Luís estiver definitivamente definido.
Afinal, o que dificulta a renovação de Filipe Luís com o Flamengo?
Atualmente, a negociação para a renovação do contrato entre Filipe Luís e o Flamengo está sob responsabilidade do diretor esportivo do clube, o português José Boto, que nas últimas semanas tem feito diversas declarações públicas demonstrando a intenção de chegar a um acordo o quanto antes.
Segundo informações recentes do portal brasileiro GloboEsporte, o principal entrave está nas exigências salariais do treinador, que deseja deixar de ser um dos técnicos mais mal pagos da Série A do futebol brasileiro para se tornar um dos mais bem remunerados.
O Flamengo está disposto a fazer um esforço financeiro para manter o treinador, mas não pretende ir tão longe. Filipe Luís, por sua vez, mantém sua posição firme e, após sair de férias, delegou ao seu empresário, o também português Jorge Mendes, a tarefa de negociar um novo contrato — que, até o momento, ainda não se concretizou.
Artur Jorge “voa” no Catar
Enquanto isso, alheio à possibilidade de retorno ao Brasil — onde comandou o Botafogo entre abril e dezembro de 2024 —, Artur Jorge vem fazendo um início de temporada praticamente impecável à frente do Al-Rayyan. Em 19 partidas disputadas em todas as competições, o treinador soma 14 vitórias, dois empates e apenas três derrotas.
Atualmente, a equipe comandada pelo técnico português, que tem contrato válido até junho de 2027, ocupa a terceira colocação do campeonato nacional, com 19 pontos — seis a menos que o líder Al-Gharafa, treinado pelo compatriota Pedro Martins. Já na Copa da Liga, o cenário é ainda mais positivo, com o Al-Rayyan liderando a competição, somando 25 pontos em 27 possíveis.
Leia Também: Abel Ferreira no top10 dos melhores treinadores do mundo em 2025
Fonte: Notícias ao Minuto







