Aston Villa entra no Natal embalado e desafia favoritos na Premier League

Aston Villa entra no Natal embalado e desafia favoritos na Premier League

O Aston Villa chega ao período de Natal embalado: são 10 vitórias consecutivas em todas as competições e a liderança da Premier League já aparece no horizonte.

A vitória por 2 a 1 sobre o Manchester United, a sétima seguida no campeonato, deixou o clube das Midlands a três pontos do líder Arsenal e a apenas um do Manchester City.

O Villa somou 33 pontos dos últimos 36 possíveis e conta com um treinador que sabe conquistar títulos: Unai Emery.

Ainda assim, de acordo com os analistas de dados da Premier League, da Opta, o Villa tem apenas 5,3% de chance de conquistar o título inglês pela primeira vez desde 1981. O Arsenal aparece com 68,7% de probabilidade, enquanto o City tem 24,7%.

“Eles simplesmente não são tão bons quanto Arsenal e Manchester City. Estão indo muito bem, estão ótimos, mas eu não sinto que eles vão brigar pelo título”, disse o ex-atacante do Manchester United e comentarista da Sky Sports, Wayne Rooney.

Rooney não está sozinho nessa avaliação, mas a forma implacável do Villa o torna difícil de ignorar. Se a equipe ampliar a sequência para 12 vitórias consecutivas, os céticos ficarão sem argumentos.

Próximos desafios

Com 36 pontos em 17 jogos, apesar de não ter vencido nenhuma das cinco primeiras partidas da temporada, o Villa enfrenta o Chelsea, quarto colocado, no sábado, e permanece em Londres para encarar o Arsenal três dias depois.

Será um grande teste das credenciais do time, mas, segundo Morgan Rogers, autor dos dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o Manchester United no domingo, o Villa não se intimida.

“Todos nós confiamos uns nos outros, o treinador confia em nós, e entramos em campo sentindo que vamos vencer todos os jogos”, afirmou o jogador da seleção inglesa.

Os mais desconfiados lembram que o Villa tinha dois pontos a mais neste mesmo estágio da temporada 2023-24 antes de cair de rendimento e terminar em quarto lugar, além de Arsenal e Manchester City possuírem muito mais experiência em disputas por título. Ainda assim, ambos veem o Villa como uma ameaça real.

Quando City e Liverpool enfrentavam dificuldades no início da temporada, o Arsenal assumiu o controle absoluto da liderança e parecia amplo favorito para conquistar seu primeiro título desde 2004.

Os londrinos seguem na ponta, mas o nervosismo já dá sinais, e o fato de o clube ter liderado a Premier League quatro vezes no Natal sem terminar campeão deve incomodar o técnico Mikel Arteta.

O Arsenal recebe o Brighton no sábado antes do confronto direto com o Villa e encerra a sequência festiva com uma visita ao Bournemouth.

Disputa intensa na Premier League

O City, por sua vez, recuperou a confiança com sete vitórias seguidas em todas as competições. A equipe de Pep Guardiola visita o Nottingham Forest no sábado, depois enfrenta o Sunderland no Dia de Ano-Novo, antes de receber o Chelsea em 4 de janeiro.

Após ver seu time engrenar, Guardiola deixou claro que não quer distrações natalinas atrapalhando o foco novamente, em um alerta com tom de “Grinch”.

“Eles voltam no dia 25 e eu estarei lá controlando quantos quilos aumentaram, para ver se voltam gordinhos”, disse.

Na outra ponta da tabela, os torcedores do Wolverhampton querem apenas um presente de Natal: uma vitória.

Ela ainda não veio nos primeiros 17 jogos da equipe, que soma apenas dois pontos — o pior início da história das ligas inglesas. Superar o recorde negativo de pontos do Derby County (11) na temporada 2007-08 está longe de ser garantido, e as visitas a Liverpool e Manchester United no período natalino não trazem muito alívio.

Um jogo em casa contra o West Ham, 18º colocado, no início de janeiro, pode representar uma pequena esperança.

De forma incomum, haverá apenas um jogo da elite no Boxing Day nesta temporada: o duelo do Manchester United em casa contra o Newcastle. Depois disso, porém, a sequência de partidas será intensa e vertiginosa, com potencial para redesenhar a tabela da Premier League na virada do ano.

Com Informações: CNN Brasil

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Portal Gurupi
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.