A Austrália alcançou as quartas de final do torneio masculino de basquete da Olimpíada de Paris mesmo perdendo por 77 a 71 para a Grécia, que permaneceu viva no Grupo A após a derrota da Espanha, enquanto o Brasil venceu o Japão por 102 a 84 e ficou com o terceiro lugar do Grupo B, assegurando uma vaga entre as oito melhores seleções.
A Espanha, que perdeu para o já classificado Canadá por 88 a 85 no Grupo A, está eliminada, enquanto a Alemanha, líder do Grupo B, venceu a França por 85 a 71. Ambas as equipes já estavam classificadas.
Atuais campeões, os Estados Unidos se classificaram para as quartas na quarta-feira e avançarão como vencedores do Grupo A.
Os dois melhores de cada grupo avançam às quartas de final, e os dois melhores terceiro colocados também passam de fase com base no saldo de pontos.
VEJA MAIS
Chapolins brasileiros ofuscam mangás japoneses em partida de basquete da Olimpíada
Entre os torcedores mais animados estavam oito brasileiros que vestiam roupas de “Chapolim Colorado” reestilizadas para as cores da bandeira do Brasil
Olimpíadas 2024: Brasil derrota Japão no basquete e ‘seca’ rivais de outros grupos
Seleção masculina de basquete precisa torcer para a derrota dos canadenses ou sul-sudanêses
Olimpíadas 2024: Brasil abre vantagem de 12 pontos, mas leva virada da França no basquete
Partida marcou o retorno da seleção aos Jogos depois de oito anos.
A vitória da Grécia, que mantém a equipe na briga por uma vaga nas quartas, ocorreu após uma grande atuação do ala Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks, que marcou 20 pontos e ainda pegou sete rebotes e deu seis assistências.
Ele foi ajudado por Dinos Mitoglou e Thomas Walkup, que marcaram juntos mais 31 pontos.
Apesar da derrota, os australianos garantiram a segunda posição do Grupo A — e uma vaga na próxima fase — após a eliminação espanhola.
No último jogo do capitão Rudy Fernandez, que disputou sua sexta Olimpíada, o time tinha a obrigação de vencer, mas o Canadá jogou melhor. Em um final dramático, a Espanha se recuperou no último quarto, graças a Dario Brizuela, que marcou 17 pontos, e aos irmãos Hernangómez, que fizeram 18 somados.
Mas o forte ataque canadense foi liderado pelo astro da NBA Shai Gilgeous-Alexander, do Oklahoma City Thunder, que marcou 20 pontos e garantiu a vitória ao converter um lance livre a dois segundos do fim.
“Sabemos o que a próxima rodada significa”, disse Gilgeous-Alexandre. “Sabemos que teremos uma boa equipe do outro lado, seja quem for. Ninguém deve ser menosprezado, mas é por isso que viemos, para jogar com os melhores do mundo e tentar vencê-los.”
Já o Brasil contou com 33 pontos e 17 rebotes de Bruno Caboclo: “Todo atleta quer estar aqui, pelo menos uma vez. Pudemos cumprir esse objetivo. Temos outra meta: ir às semifinais”.
A Grécia terá de esperar pelo resultado do jogo entre o Sudão do Sul e a Sérvia no Grupo C, no sábado, que decidirá o segundo e o terceiro lugares, para saber se conseguirá a classificação para as quartas de final como um dos melhores terceiros colocados.
(Reportagem de Angelica Medina em Lille)
Com Informações de O LIberal