Em construção desde 2024, a Avenida Liberdade promete ser um marco na mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belém, oferecendo uma alternativa à sobrecarregada BR-316. A nova via ligará a Avenida Perimetral, no bairro da Terra Firme, à Alça Viária, em Marituba, proporcionando mais fluidez ao tráfego e reduzindo o tempo de deslocamento na capital paraense.
Com 13,3 km de extensão e 28,1 metros de largura, a avenida terá infraestrutura moderna, incluindo videomonitoramento de tráfego, barreiras laterais para impedir o acesso de pedestres e pavimento ecológico na ciclovia. Para garantir a preservação ambiental, o projeto prevê a instalação de 34 passagens subterrâneas para fauna – o maior número de zoovias por quilômetro no Brasil. Essas estruturas são essenciais para evitar atropelamentos de animais silvestres e manter a conectividade entre áreas de mata, permitindo que espécies continuem se deslocando sem interferência do tráfego. Estudos apontam que passagens de fauna ajudam a reduzir a fragmentação de habitats e a preservar a biodiversidade local.
Nos trechos próximos à Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e à Embrapa, medidas adicionais foram planejadas. Serão construídas barreiras acústicas e dois viadutos na UFRA, enquanto na área da Embrapa, passagens em desnível com aduelas permitirão a continuidade da pastagem. A iluminação da via será alimentada por energia solar, reforçando o compromisso ambiental do projeto.
Além dos benefícios ambientais, a nova via expressa promete reduzir o tempo de deslocamento entre os dois pontos a apenas 12 minutos, absorvendo um fluxo estimado de 100 mil veículos por dia.
Com Informações: Para Web News