Avião que caiu em SP era similar ao da cantora Marília Mendonça

Avião que caiu em SP era similar ao da cantora Marília Mendonça

Uma aeronave Beechcraft F90 King Air caiu na zona Oeste de São Paulo nesta sexta-feira (7). A Polícia Militar informou que duas pessoas estavam no avião e morreram carbonizadas.

Com capacidade para transportar oito pessoas, sendo ao menos um tripulante, o avião turboélice executivo e de dois motores foi fabricado em 1981, de acordo com o registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A aeronave é da mesma fabricante e um modelo parecido com o avião envolvido no acidente aéreo que matou a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas, em 2021.

O modelo que transportava a artista era um C90A, com capacidade para sete pessoas, sendo uma tripulante. Também turboélice de dois motores, o avião foi fabricado em 1984. Para pilotar ambos os modelos é necessário a habilitação MLTE, que permite aos pilotos operar aeronaves multimotores.

Em 5 de novembro de 2021, a aeronave caiu em curso d’água próximo da rodovia BR-474, em Piedade de Caratinga, na região do Vale do Rio Doce, no oeste de Minas Gerais. A famosa cantora sertaneja viajava para cumprir uma agenda de shows.

Investigadores do 3º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) da FAB analisam aeronave do acidente que vitimou a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas, em Caratinga/MG. • Divulgação/FAB

Além de Marília Mendonça, estavam a bordo o produtor Henrique Ribeiro, o tio e assessor da cantora, Abicieli Silveira Dias Filho, o piloto Geraldo Martins Medeiros e o co-piloto Tarcísio Pessoa Viana.

Na ocasião, o relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) não citou erro humano, mas afirmou ter acontecido uma “avaliação inadequada” do piloto durante o procedimento de pouso.

“No que diz respeito ao perfil de aproximação para pouso, houve uma avaliação inadequada acerca de parâmetros da operação da aeronave, uma vez que a perna do vento foi alongada em uma distância significativamente maior do que aquela esperada para uma aeronave de ‘Categoria de Performance B’ em procedimentos de pouso sob VFR”, disse o relatório.

Queda em avenida

A queda do avião nesta sexta-feira (7) aconteceu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona Oeste de São Paulo.

O bimotor turboélice decolou do Aeroporto Campo de Marte e tinha como destino a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, de acordo com apuração da CNN.

Segundo a Polícia Militar, duas pessoas que estavam a bordo morreram. Elas foram identificadas como o advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, e o piloto Gustavo Carneiro Medeiros. Outras seis, que estavam na via, ficaram feridas. Um ônibus foi atingido pelo avião na parte traseira.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), localizado em São Paulo (SP), foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PS-FEM. O Cenipa vai investigar o caso.

Com Informações: CNN Brasil

Compartilhe:

PUBLICIDADE