Últimas Notícias
Entenda como as escolhas alimentares auxiliam a cuidar da saúde
Olhar Espacial: como a Inteligência Artificial está revolucionando a astronomia
Trump soma 301 votos do Colégio Eleitoral enquanto Kamala tem 226, segundo veículos americanos
Rover chinês encontra evidências de oceano antigo em Marte
Al Riyadh x Al Nassr: onde assistir ao vivo e escalações do jogo hoje (08) pelo Campeonato Saudita
EUA intensificam testes em trabalhadores de fazendas leiteiras após surto de gripe aviária H5N1
Colisão de estrelas de nêutrons cria o menor buraco negro já observado
Defesa de Hélio dos Anjos diz que não irá se pronunciar sobre processo contra o Paysandu
Foragido da Justiça de Belém morre em intervenção policial em Augusto Corrêa
Número de norte-americanos interessados em deixar os Estados Unidos dispara
Conselho Nacional de Justiça afasta 26 magistrados em quase dois anos
Nave da SpaceX vai “empurrar” a Estação Espacial Internacional; entenda o motivo
O que o presidente dos EUA pode e o que não pode fazer: 10 limites e poderes na política americana
Arraial de Nazaré permanece aberto até 25 de novembro com Parque Ita; confira a programação
Al Hilal x Al Ettifaq: onde assistir ao vivo e escalações do jogo hoje (08) pelo Campeonato Saudita
Next
Prev

Barcarena aparece na Região Metropolitana de Belém em atualização do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, no último dia 20 de agosto, a atualização de 2023 dos Recortes Metropolitanos e Aglomerações Urbanas. A atualização mostra a inclusão do município de Barcarena na Região Metropolitana de Belém (RMB). Além da adição da cidade paraense, houve outras atualizações, como a criação de uma nova região metropolitana no estado de Goiás e a adequação das regiões metropolitanas do estado do Maranhão.

As Regiões Metropolitanas e as Aglomerações Urbanas são recortes instituídos por lei complementar estadual, de acordo com a determinação da Constituição Federal de 1988, visando integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. A criação das Regiões metropolitanas e das Aglomerações Urbanas, bem como a sua modificação e extinção, é competência dos Estados, segundo o parágrafo 3º do Artigo 25 da Constituição Federal. Atualmente, das 27 Unidades da Federação – Estados e Distrito Federal, 4 não possuem Regiões Metropolitanas.

VEJA MAIS



Alepa aprova projeto que prevê a inclusão de Barcarena como região metropolitana de Belém
O Projeto de Lei Complementar foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais


image

Deputados votam hoje a inclusão de Barcarena na Região Metropolitana de Belém
A proposta já foi aprovada por diversas comissões; se a votação na Alepa for positiva, a pauta seguirá para sanção do governador do Pará, Helder Barbalho


image

Barcarena quer integrar Região Metropolitana de Belém
Projeto de lei prevê maior capacidade de planejamento urbano para a região que tem uma continuidade urbana, fisicamente

Com a atualização do IBGE, a Região Metropolitana de Belém passa a ser composta por oito municípios: Belém; Ananindeua; Marituba; Benevides; Santa Bárbara do Pará; Santa Izabel do Pará; Castanhal e Barcarena.

Segundo o geógrafo Paulo Wagner, “apesar das regiões metropolitanas não serem recortes territoriais definidos pelo IBGE, o instituto faz um acompanhamento anual das mudanças que ocorrem em suas composições e disponibiliza tudo em um local de fácil acesso, público e gratuito”.

De acordo com ele, “o IBGE reconhece que as regiões metropolitanas são recortes territoriais de interesse público e procura facilitar a pesquisa do cidadão interessado no tema ou do pesquisador que, em vez de ter que procurar informações em vários lugares diferentes, encontra tudo compilado no site do IBGE”. Ele acrescenta que as regiões metropolitanas são recortes muito dinâmicos e que o intuito é que os dados estejam sempre o mais atualizados possível.

“A inclusão de municípios em regiões metropolitanas ocorre quando um município entra para uma região metropolitana já existente, como aconteceu com Barcarena em relação à Região Metropolitana de Belém em 2023. A exclusão/retirada/saída de municípios em regiões metropolitanas é mais comum nos municípios localizados nos limites das regiões metropolitanas, como já ocorreu com Petrópolis no passado. Ela pode ocorrer a pedido do município ou por decisão da Assembleia Legislativa”.

“No caso da adequação, ela ocorre quando uma região metropolitana está adormecida, mas existe legalmente, a exemplo do que houve com a Região Metropolitana da Grande Pedreiras. Já a Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal, em Goiás, foi criada, pois não existia anteriormente como recorte legal. E pode ocorrer também a extinção de regiões metropolitanas que não fazem mais sentido”, explicou Paulo Wagner. “Regiões metropolitanas são recortes territoriais muito dinâmicos, sempre tem criação, extinção ou modificação de regiões metropolitanas de um ano para o outro”, acrescenta o pesquisador do IBGE.

Com Informações de O LIberal

DEIXE SEU COMENTÁRIO

LEIA TAMBÉM