A Federação Paraense de Futebol (FPF) sugeriu à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que o Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, em Belém, seja o palco do amistoso de despedida da Seleção Brasileira antes do embarque para a Copa do Mundo, marcada para junho.
A proposta foi formalizada por meio de um ofício entregue recentemente à CBF. No documento, a entidade destaca o compromisso firmado com o Governo do Estado para a substituição do gramado do Mangueirão, que passaria a contar com o mesmo tipo de piso utilizado nas arenas da Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México, da variedade Tahoma.
Histórico recente pesa a favor de Belém
Belém tem sido apontada como uma cidade estratégica para a Seleção nos últimos anos. Em setembro de 2023, a capital paraense foi escolhida para a estreia do Brasil nas Eliminatórias da Copa, ainda sob o comando de Fernando Diniz, quando a equipe venceu a Bolívia por 5 a 1.
Já em novembro de 2024, Belém serviu como base de treinamentos da Seleção antes do confronto contra a Venezuela, fora de casa. A escolha levou em consideração o menor tempo de deslocamento até o país vizinho, fator que voltou a ser utilizado como argumento no novo pleito.
Segundo a defesa apresentada pela FPF, a localização geográfica de Belém também favorece a logística do grupo, já que o deslocamento até os Estados Unidos — onde a Seleção ficará concentrada antes da Copa — seria relativamente menor em comparação a outras regiões do país.
Concorrência com Rio e Nordeste
Apesar da candidatura paraense, a definição ainda está em aberto. O Rio de Janeiro também aparece como forte concorrente, principalmente pelo fato de a preparação da equipe começar na Granja Comary, em Teresópolis, no mês de maio.
Cidades do Nordeste, como Recife e Fortaleza, também estão no páreo e utilizam o mesmo argumento logístico para defender a realização do amistoso na região.
Até o momento, a CBF não definiu adversário nem data para o amistoso de despedida. Antes disso, a Seleção Brasileira tem dois jogos marcados para março, contra França e Croácia, em Boston e Orlando, respectivamente.
Existe ainda a expectativa de que a equipe comandada por Carlo Ancelotti realize mais uma partida preparatória já em solo norte-americano, possivelmente contra a Noruega, antes da estreia na Copa do Mundo, marcada para 13 de junho, diante do Marrocos, em Nova Jersey.
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s);
js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script', ‘facebook-jssdk'));
Com Informações: Para Web News







