Bolsonaro, Elon Musk, filho de Trump: veja reações à condenação de Le Pen

CNN Brasil

Marine Le Pen, líder do partido de ultradireita Reunião Nacional (RN), recebeu uma proibição de cinco anos de concorrer a cargos públicos após ser condenada nesta segunda-feira (31) por peculato, quase certamente impedindo sua planejada candidatura à presidência da França em 2027.

Após a repercussão da notícia, diversas figuras políticas da Europa e de outras partes do mundo reagiram à sentença. Veja:

Jair Bolsonaro

“Esta decisão é claramente um ativismo judicial de esquerda. Onde quer que a direita esteja presente, a esquerda e o sistema trabalharão para tirar seus oponentes do jogo.”

Donald Trump Jr., filho do presidente dos EUA

“A França está mandando Le Pen para a cadeia e impedindo-a de concorrer?! Eles estão apenas tentando provar que J.D. Vance estava certo sobre tudo?”

Elon Musk

“Quando a esquerda radical não consegue vencer pelo voto democrático, eles abusam do sistema legal para prender seus oponentes. Este é seu manual padrão em todo o mundo.”

François Hollande, ex-presidente da França

“A única reação que posso ter como ex-presidente francês é respeitar a independência do sistema judicial. A Sra. Le Pen, como todas as outras pessoas condenadas, pode ir ao tribunal de apelações até mesmo para a decisão de inelegibilidade.”

Jordan Bardella, presidente do Reunião Nacional

“Hoje não foi apenas Marine Le Pen que foi injustamente condenada: foi a democracia francesa que foi morta.”

Matteo Salvini, vice-primeiro-ministro da Itália

“Pessoas que têm medo do julgamento dos eleitores são frequentemente tranquilizadas pelo julgamento dos tribunais. Em Paris, eles condenaram Marine Le Pen e gostariam de excluí-la da vida política – um filme feio que também estamos vendo em outros países, como a Romênia. Não seremos intimidados, não pararemos: a todo vapor, meu amigo!”

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin da Rússia

“Bem, de fato, mais e mais capitais europeias estão trilhando o caminho de atropelar as normas democráticas. Claro, não queremos interferir nos assuntos internos da França, nunca fizemos isso… Mas, em geral, nossas observações das capitais europeias mostram que elas não estão nem um pouco relutantes em ir além da democracia durante o processo político.”

Geert Wilders, líder da ultradireita na Holanda

“Estou chocado com o veredito incrivelmente duro contra [Marine Le Pen]. Apoio e acredito nela 100% e confio que ela vencerá o recurso e se tornará presidente da França.”

George Simion, candidato presidencial de ultradireita na Romênia

“Atacar ou aniquilar seu oponente político por qualquer meio é algo saído diretamente do manual de instruções de regimes totalitários. Isso aconteceu hoje na [França].”

Com Informações: CNN Brasil

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Portal Gurupi
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.