Brasil perde 535 mil empregos formais em dezembro, mas fecha ano com saldo positivo

Brasil perde 535 mil empregos formais em dezembro, mas fecha ano com saldo positivo

Dados divulgados pelo Caged mostram que o resultado de 2024 representa o melhor desempenho desde 2022

Marcelo Camargo/Agência BrasilTodos os setores da economia enfrentaram perdas em dezembro, com o setor de serviços sendo o mais afetado

O Brasil registrou a perda de mais de 500 mil empregos formais em dezembro, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta quinta-feira (30). No último mês do ano, foram eliminadas 535.547 vagas, enquanto 1.524.251 pessoas foram admitidas e 2.059.798 desligadas, superando a previsão de um fechamento líquido de 402.500 postos. Apesar do resultado negativo em dezembro, o saldo total de empregos em 2024 foi positivo, com um acréscimo de 1.693.673 postos de trabalho. Este resultado representa o melhor desempenho desde 2022, com um total de 25.567.248 admissões e 23.873.575 desligamentos ao longo do ano. Todos os setores da economia enfrentaram perdas em dezembro, com o setor de serviços sendo o mais afetado.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A indústria, a construção, a agropecuária e o comércio também apresentaram saldos negativos, refletindo um cenário desafiador para o mercado de trabalho no final do ano. “Não dá para bater o martelo em sacramentar que foi os juros que causou isso. Não dá para ter essa convicção, o que eu digo é que é possível que tenha acontecido”, disse o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em entrevista coletiva para a divulgação dos dados. “Pode ter influência dos juros? Claro que pode”. “Não esperamos coisa superior, mas também não esperamos coisa inferior, disse Marinho sobre a perspectiva para o crescimento de vagas formais em 2025.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira

Com Informações: Jovem Pan

Compartilhe:

PUBLICIDADE