Câmara dos Deputados aprova projeto que aumenta tempo de internação de criminosos com doenças mentais

Câmara dos Deputados aprova projeto que aumenta tempo de internação de criminosos com doenças mentais

De autoria do ex-deputado Delegado Waldir (GO), o Projeto de Lei 1637/19 foi aprovado na forma de um substitutivo do relator, deputado Delegado Palumbo (MDB-SP); texto será enviado ao Senado

Bruno Spada/Câmara dos DeputadosO parecer foi lido em Plenário pela deputada Carla Zambelli (PL-SP)

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (12), o projeto de lei que aumenta para 3 a 20 anos o tempo mínimo de internação compulsória de réus inimputáveis em razão de a pessoa ter doença mental ou desenvolvimento mental incompleto quando cometeu o crime. Atualmente, a internação compulsória decidida pelo juiz tem um prazo mínimo de 1 a 3 anos. De autoria do ex-deputado Delegado Waldir (GO), o Projeto de Lei 1637/19 foi aprovado na forma de um substitutivo do relator, deputado Delegado Palumbo (MDB-SP). O parecer foi lido em Plenário pela deputada Carla Zambelli (PL-SP). O texto agora será enviado ao Senado.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O projeto traz algumas mudanças significativas, como Liberdade Vigiada – Para indivíduos sem necessidade de internação, mas que exigem acompanhamento contínuo e reintegração social. Internação com Prazos Mínimos: Definição de prazos de 7 a 15 anos para internação, dependendo da gravidade do crime. Tratamento Humanizado: Criação de unidades especializadas para custódia e tratamento psiquiátrico, com condições dignas. Reavaliações Periódicas: A cada três anos, serão feitas revisões para ajustar as medidas com base em laudos técnicos.

O projeto visa equilibrar justiça, proteção social e dignidade dos indivíduos em tratamento, reforçando o compromisso com a segurança pública e a saúde mental. Mesmo com 6 tentativas da esquerda de rejeitar o projeto, conseguiu ser aprovado.

Publicado por Carolina Ferreira

Com Informações: Jovem Pan

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Portal Gurupi
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.