Últimas Notícias

Casos de febre Oropouche na região norte em 2024 já são três vezes maior que todo ano passado

Na região norte do país, 2.255 casos da febre de Oropouche foram registrados só nos primeiros meses de 2024. O número representa quase três vezes o total de contaminações de todo o ano passado em cinco estados da região: Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

O Amazonas lidera o ranking com mais da metade dos casos, registrando 1953 contaminados de janeiro até esta terça-feira (12).

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta tarde, o Ministério da Saúde alertou sobre o aumento de casos da febre de Oropouche, que também é transmitida por um mosquito e apresenta sintomas semelhantes à dengue e chikungunya.

Durante sua fala, a Secretária da Saúde Ethel Maciel aderiu aos números altíssimos de contaminação às mudanças climáticas, que favorecem a circulação simultânea dos 4 sorotipos de dengue e das arboviroses menos comuns como Oropouche.

Dengue em desaceleração

Durante a mesma coletiva, Ethel Maciel apontou para uma desaceleração dos casos prováveis de dengue.

Segundo os números do Painel de Monitoramento das Arboviroses, o país registra 1.585.385 casos prováveis da doença, com 450 mortes confirmadas e outras 849 mortes estão em investigação pela relação com a doença. O Ministério da Saúde aponta ainda, que dos casos prováveis, 13.112 deles são considerados graves e com sinais de alarme.

Fonte: CNN Brasil

DEIXE SEU COMENTÁRIO

LEIA TAMBÉM