'Cidade de Deus' está entre melhores filmes do século, segundo New York Times

039Cidade de Deus039 esta entre melhores filmes do seculo segundo.webp

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O jornal New York Times divulgou uma lista dos 100 melhores filmes do século 21. Nesta, “Cidade de Deus” (2002), de Fernando Meirelles e Kátia Lund, ocupa o 15° lugar, sendo o único longa brasileiro da seleção.

O veículo justifica a escolha pela “complexidade narrativa, estilo visual deslumbrante e elenco carismático” da obra. “É uma meditação angustiante, porém poética, sobre a sobrevivência na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro”, escreve o NYT.

A lista foi composta após consulto com mais de 500 profissionais envolvidos na indústria cinematográfica -diretores, produtores, atores e mais- de diversos país.

Chiwetel Ejiofor, ator de “12 Anos de Escravidão”, incluiu o longa entre seus preferidos. “Na primeira vez que assisti, você sentia o calor, você sentia aquele suor nas costas, você sentia a pressão, você sentia as ruas. Há tão poucos filmes que te colocam diretamente no meio de um ambiente com tamanha precisão”, afirmou.

Já o comediante Patton Oswalt relatou uma de suas cenas preferidas do filme: “Há uma cena no meio de ‘Cidade de Deus’ onde eles estão tendo uma espécie de dança improvisada, e então eles colocam ‘Kung Fu Fighting’ e isso simplesmente deixa toda a multidão animada. Mas também é trágico e tenso. É simplesmente extraordinário”, afirmou.

O primeiro lugar da seleção do NYT é ocupado por “Parasita” (2019), de Bong Joon-ho. Ele é seguido por “Cidade dos Sonhos” (2001), de David Lynch e “Sangue Negro” (2007), de Paul Thomas Anderson.
“Amor à Flor da Pele” (2001), de Wong Kar-Wai, e “Moonlight – Sob a Luz do Luar” (2016) de Barry Jenkins, estão em quarto e quinto lugar, respectivamente. Confira a lista completa:
*
‘Parasita’ (2019), de Bong Joon-ho
‘Cidade dos Sonhos’ (2001), de David Lynch
‘Sangue Negro’ (2007), de Paul Thomas Anderson
‘Amor à Flor da Pele’ (2000), de Wong Kar-Wai
‘Moonlight: Sob a Luz do Luar’ (2016), de Barry Jenkins
‘Onde os Fracos Não Têm Vez’ (2007), de Ethan Coen e Joel Coen
‘Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças’ (2004), de Michel Gondry
‘Corra!’ (2017), de Jordan Peele
‘A Viagem de Chihiro’ (2001), de Hayao Miyazaki
‘A Rede Social’ (2010), de David Fincher
‘Mad Max: Estrada da Fúria’ (2015), de George Miller
‘Zona de Interesse’ (2023), de Jonathan Glazer
‘Filhos da Esperança’ (2006), de Alfonso Cuarón
‘Bastardos Inglórios’ (2009), de Quentin Tarantino
‘Cidade de Deus’ (2003), de Fernando Meirelles e Kátia Lund
‘O Tigre e o Dragão’ (2000), de Ang Lee
‘O Segredo de Brokeback Mountain’ (2005), de Ang Lee
‘E Sua Mãe Também’ (2001), de Alfonso Cuarón
‘Zodíaco’ (2007), de David Fincher
‘O Lobo de Wall Street’ (2013), de Martin Scorsese
‘Os Excêntricos Tenenbaums’ (2001), de Wes Anderson
‘O Grande Hotel Budapeste’ (2014), de Wes Anderson
‘Boyhood: Da Infância à Juventude’ (2014), de Richard Linklater
‘Ela’ (2013), de Spike Jonze
‘Trama Fantasma’ (2017), de Paul Thomas Anderson
‘Anatomia de uma Queda’ (2023), Justine Triet
‘Adaptação’ (2002), de Spike Jonze
‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’ (2008), de Christopher Nolan
‘A Chegada’ (2016), de Denis Villeneuve
‘Encontros e Desencontros’ (2003), de Sofia Coppola
‘Os Infiltrados’ (2006), de Martin Scorsese
‘Missão Madrinha de Casamento’ (2011), de Paul Feig
‘A Separação’ (2011), de Asghar Farhadi
‘Wall-E’ (2008), de Andrew Stanton
‘O Profeta’ (2010), de Jacques Audiard
‘Um Homem Sério’ (2009), de Ethan Coen e Joel Coen
‘Me Chame Pelo Seu Nome’ (2017), de Luca Guadagnino
‘Retrato de uma Jovem em Chamas’ (2019), de Céline Sciamma
‘Lady Bird: A Hora de Voar’ (2017), de Greta Gerwig
‘Yi Yi: As Coisas Simples da Vida’ (2000), de Edward Yang
‘O Fabuloso Destino de Amélie Poulain’ (2001), de Jean-Pierre Jeunet
‘O Mestre’ (2012), de Paul Thomas Anderson
‘Oldboy’ (2005), de Park Chan-Wook
‘Era uma vez em… Hollywood’ (2019), de Quentin Tarantino
‘O Homem Que Mudou o Jogo’ (2011), de Bennett Miller
‘Roma’ (2018), Alfonso Cuarón
‘Quase Famosos’ (2000), de Cameron Crowe
‘A Vida dos Outros’ (2007), de Florian Henckel Von Donnersmarck
‘Antes do Pôr do Sol’ (2004), de Richard Linklater
‘Up: Altas Aventuras’ (2009), de Pete Docter
’12 Anos de Escravidão’ (2013), de Steve McQueen
‘A Favorita ‘(2018), de Yorgos Lanthimos
‘Borat – O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América’ (2006), de Larry Charles
‘O Labirinto do Fauno’ (2006), de Guillermo del Toro
‘A Origem’ (2010), de Christopher Nolan
‘Embriagado de Amor’ (2002), de Paul Thomas Anderson
‘O Melhor do Show’ (2000), de Christopher Guest
‘Joias Brutas’ (2019), de Benny Safdie e Josh Safdie
‘Toni Erdmann’ (2016), de Maren Ade
‘Whiplash: Em Busca da Perfeição’ (2014), de Damien Chazelle
‘Kill Bill: Volume 1’ (2003), de Quentin Tarantino
‘Amnésia’ (2001), de Christopher Nolan
‘Pequena Miss Sunshine’ (2006), de Jonathan Dayton e Valerie Faris
‘Garota Exemplar’ (2014), de David Fincher
‘Oppenheimer’ (2023), de Christopher Nolan
‘Spotlight: Segredos Revelados’ (2015), de Tom McCarthy
‘Tár’ (2022), de Todd Field
‘Guerra ao Terror’ (2008), de Kathryn Bigelow
‘Sob a Pele’ (2013), de Jonathan Glazer
‘Deixa Ela Entrar’ (2008), de Tomas Alfredson
‘Onze Homens e Um Segredo’ (2001), de Steven Soderbergh
‘Carol’ (2015), de Todd Haynes
‘Ratatouille’ (2007), de Brad Bird
‘Projeto Flórida’ (2017), de Sean Baker
‘Amor’ (2012), de Michael Haneke
‘E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?’ (2000), de Ethan Coen e Joel Coen
‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ (2022), de Daniel Kwan e Daniel Scheinert
‘Aftersun’ (2022), de Charlotte Wells
‘A Árvore da Vida’ (2011), de Terrence Malick
‘Volver’ (2006), de Pedro Almodóvar
‘Cisne Negro’ (2010), de Darren Aronofsky
‘O Ato de Matar’ (2012), de Joshua Oppenheimer
‘Inside Llewyn Davis: Balada de Um Homem Comum’ (2013), de Ethan Coen e Joel Coen
‘Melancolia’ (2011), de Lars von Trier
‘O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy’ (2004), de Adam McKay
‘Vidas Passadas’ (2023), de Celine Song
‘O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel’ (2001), de Peter Jackson
‘Os Catadores e Eu’ (2000), de Agnès Varda
‘Interestelar’ (2014), de Christopher Nolan
‘Frances Ha’ (2013), de Noah Baumbach
‘Aquário’ (2009), de Andrea Arnold
‘Gladiador’ (2000), de Ridley Scott
‘Conduta de Risco’ (2007), de Tony Gilroy
‘Minority Report – A Nova Lei’ (2002), de Steven Spielberg
‘A Pior Pessoa do Mundo’ (2021), de Joachim Trier
‘Pantera Negra’ (2018), de Ryan Coogler
‘Gravidade’ (2013), de Alfonso Cuarón
‘O Homem Urso’ (2005), de Werner Herzog
‘Memórias de um Assassino’ (2003), de Bong Joon-ho
‘Superbad: É Hoje’ (2007), de Greg Mottola

Fonte: Notícias ao Minuto

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Portal Gurupi
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.