O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, maior manifestação religiosa da Amazônia e patrimônio cultural imaterial do Brasil, deve atrair cerca de 100 mil turistas em 2025. O evento, que movimenta a economia paraense, deve gerar aproximadamente R$ 210 milhões em receitas, segundo estudo realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) em parceria com o Dieese. A projeção representa crescimento de 12,5% em relação à edição de 2024.
De acordo com o levantamento, a festividade consolida-se como principal produto turístico do Pará no mercado nacional e internacional, com destaque para os segmentos religioso e cultural. “O Círio é, ao mesmo tempo, um patrimônio religioso e um vetor de indução positiva da nossa economia. Os números demonstram o crescimento sustentável do turismo no Pará e a força do Círio como fator de atração”, afirmou o secretário de Turismo, Eduardo Costa.
Em 2024, o gasto médio individual dos turistas foi de R$ 2 mil, em uma permanência média de sete dias. A maioria dos visitantes ficou entre 1 e 5 dias (52%) ou de 6 a 10 dias (37%). Os principais estados emissores foram Maranhão (11,1%), São Paulo (8,8%), Rio de Janeiro (7,8%), Amazonas (6,5%) e Amapá (6%).
A pesquisa mostra ainda que hotéis foram a hospedagem mais utilizada (39,3%), seguidos por casa de parentes (33,1%) e amigos (19,8%). Já o avião foi o principal meio de transporte para Belém (75,6%), seguido por ônibus de viagem (14,2%).
Entre os aspectos mais bem avaliados pelos turistas estão religiosidade, hospitalidade, gastronomia, belezas naturais e cultura local. Já como desafios, aparecem a limpeza urbana, mobilidade, segurança e opções de transporte público.
Outro dado relevante é a fidelidade: 97% dos visitantes disseram ter intenção de retornar para o Círio, e 36% manifestaram interesse em conhecer outros destinos do estado, como Salinópolis, Mosqueiro, Ilha do Marajó, Combu e Alter do Chão.
Com crescimento acumulado de 22% na última década, o Círio reafirma sua importância não apenas como expressão cultural e religiosa, mas também como motor econômico. A expectativa para 2025 reforça a necessidade de investimentos em infraestrutura, segurança e serviços turísticos para receber o público crescente.
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