Portugal perdeu a chance de garantir vaga antecipada na Copa do Mundo de 2026. Nesta quinta-feira (13), a seleção de Roberto Martínez foi derrotada pela Irlanda por 2 a 0 no Aviva Stadium, em Dublin, pela quinta rodada do Grupo F das Eliminatórias Europeias.
O atacante Tyrese Parrot marcou os dois gols da partida, enquanto Cristiano Ronaldo foi expulso no início do segundo tempo.
O início foi animador para os portugueses, que quase abriram o placar em jogada de efeito. Aos 1 minuto, João Félix acionou CR7 na área, e o camisa 7 finalizou de calcanhar para boa defesa de Kelleher. Pouco depois, o astro tentou em cobrança de falta e, mais tarde, em finalização de primeira, mas mandou por cima.
A Irlanda respondeu com eficiência. Aos 17 minutos, após escanteio, Scales desviou na segunda trave e Parrot apareceu no meio da área para cabecear às redes. O gol abalou Portugal, que viu os donos da casa crescerem e quase ampliarem com Ogbene, que acertou a trave.
Antes do intervalo, Parrot voltou a brilhar. Em rápido contra-ataque, o atacante recebeu pela esquerda, cortou para o meio e finalizou no canto direito de Diogo Costa, marcando um golaço e fazendo 2 a 0 para os irlandeses.
Na volta do intervalo, Portugal tentou pressionar, mas desperdiçou chances. Vitinha chegou a perder grande oportunidade na pequena área após escanteio. A situação piorou de vez aos 15 minutos, quando Cristiano Ronaldo foi expulso por cotovelada em O’Shea. O árbitro consultou o VAR, anulou o amarelo inicial e mostrou o vermelho direto.
Com um a mais, a Irlanda administrou a vantagem e confirmou um resultado histórico diante da favorita do grupo. A vitória levou os irlandeses a 7 pontos, um atrás da Hungria e três de Portugal, mantendo o grupo completamente aberto.
O tropeço adia o sonho português de carimbar o passaporte para o Mundial. Sem poder contar com Cristiano Ronaldo, suspenso, Portugal recebe a Armênia, lanterna do grupo, em casa na rodada final. Irlanda e Hungria se enfrentam em duelo direto por vaga na Copa ou repescagem.
Com Informações: CNN Brasil







