A Nasa divulgou no projeto Astronomy Picture of the Day (imagem astronômica do dia, em português) um vídeo que mostra o cometa C/2024 G3 (Atlas) cruzando o céu e desaparecendo atrás de uma colina.
De acordo com a explicação da agência espacial, o corpo celeste não se mexe o quanto aparenta nas imagens, mas a rotação da Terra faz com que pareça estar se pondo.
No último dia 13, o cometa pelo seu ponto mais próximo do Sol começou a brilhar no céu, o que o tornou possível de avistar com o uso de binóculos — sendo definido como o mais brilhante de 2025.
O vídeo composto por fotos divulgado pela Nasa nesta quarta-feira (5) foi gerado por uma câmera comum no dia 22 de janeiro, na Região da Araucanía, no centro do Chile.
O C/2024 G3 (ATLAS) foi descoberto pelo Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (Atlas), o sistema usado pela Nasa para monitorar objetos próximos à Terra e possíveis impactos, em abril de 2024.
Os cometas são grandes corpos feitos de poeira, pedras e gelo, restos da formação do nosso Sistema Solar, há mais de 4,6 bilhões de anos.
Conforme o corpo se aproxima do Sol, o gelo e a poeira começam a vaporizar, atingindo o estado gasoso e formando a cauda do cometa.
Veja o vídeo do cometa
Imagem do “cometa do século” revela fenômeno inesperado em sua cauda
*Com informações de Fernanda Pinotti, da CNN
Com Informações: CNN Brasil