COP30 dedica décimo dia a debates sobre agricultura, gênero, segurança alimentar e implementação de soluções climáticas

COP30 dedica décimo dia a debates sobre agricultura, gênero, segurança alimentar e implementação de soluções climáticas

O décimo dia da COP30, nesta quarta-feira (19), concentra debates voltados à agricultura, segurança alimentar, gênero, pesca, agricultura familiar, turismo sustentável e implementação de políticas climáticas. A programação reúne eventos ministeriais e de alto nível que apresentam protocolos, iniciativas e parcerias destinadas a ampliar ações em territórios urbanos, rurais e tradicionais.

A agenda começa com o evento “Women: voices that guide the future”, coordenado pela primeira-dama Janja Lula da Silva, enviada especial da COP30 para Mulheres. A atividade resulta de uma série de encontros realizados em diferentes biomas do país, nos quais mulheres relataram impactos da crise climática e apresentaram propostas locais. O evento reúne lideranças de várias regiões e inclui a participação das enviadas especiais Jurema Werneck (Igualdade Racial e Periferias) e Denise Dora (Direitos Humanos e Transição Justa).

Ainda no eixo de gênero, ocorre o evento “Integrating Women in the Fight Against the Climate Crisis and in Building Resilient Societies”, organizado pelo Ministério das Mulheres, MIDR, MMA, ONU Mulheres, CAF e UNDRR. O Brasil apresentará o Protocolo para Promoção da Liderança de Meninas e Mulheres em Emergências e Desastres Climáticos, considerado um dos instrumentos da Agenda de Ação da COP30 e do Plano de Aceleração de Soluções (PAS).

Agricultura e restauração de terras degradadas

A agenda agrícola inclui o lançamento da iniciativa RAIZ – Resilient Agriculture Investment for Net-Zero Land Degradation, apresentada em evento ministerial. A proposta busca acelerar investimentos para restaurar terras degradadas e fortalecer a agricultura resiliente, diante do cenário de degradação de mais de 30% das áreas agrícolas no mundo.

A iniciativa será conduzida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, em cooperação com a FAO, FAST Partnership e Food and Land Use Coalition. A ação pretende integrar governos, organizações internacionais e investidores para ampliar o acesso a financiamentos destinados à restauração, segurança alimentar e mitigação climática.

Outro destaque é o evento “Scaling Up Practical Solutions for Resilient Agri-Food Systems”, organizado pela FAST Partnership e pela Climate and Clean Air Coalition (CCAC). A sessão apresenta soluções para redução de poluentes na agricultura, recuperação de áreas degradadas e ampliação do acesso a financiamentos climáticos por agricultores, povos indígenas e comunidades locais. Também estão previstos anúncios sobre o programa de Agricultura da CCAC e novas parcerias técnicas.

Temas como pesca, agricultura familiar e crédito para pequenos produtores atravessam as discussões do dia, reforçando a necessidade de fortalecer setores que sustentam sistemas alimentares e a gestão de territórios.

Encerramento com foco em implementação

O dia se encerra no plenário Tocantins com o evento de alto nível “Accelerating Implementation”, organizado pelas presidências da COP29 e COP30, pelos Campeões de Alto Nível e pela UNFCCC. A sessão reúne anúncios e mensagens das duas semanas da Agenda de Ação Climática Global (GCA), destacando iniciativas já em execução por cidades, comunidades tradicionais, povos indígenas, juventudes e setor privado.

Conteúdo relacionado:

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s);
js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));


Compartilhe:

PUBLICIDADE

Portal Gurupi
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.