EA Sports FC Mobile inclui Bahia e Botafogo com jogadores brasileiros reais, fim da ausência de 10 anos

EA Sports FC Mobile passa a ter atletas do Bahia e do Botafogo, com nomes e rostos autênticos, marcando o retorno de jogadores brasileiros ao jogo após uma década O jogo EA Sports FC Mobile anunciou acordos de licenciamento com[…]

EA Sports FC Mobile inclui Bahia e Botafogo com jogadores brasileiros reais, fim da ausência de 10 anos
Ver Resumo

EA Sports FC Mobile passa a ter atletas do Bahia e do Botafogo, com nomes e rostos autênticos, marcando o retorno de jogadores brasileiros ao jogo após uma década

O jogo EA Sports FC Mobile anunciou acordos de licenciamento com o Bahia e com o Botafogo para permitir a presença de jogadores reais, com nomes e rostos autênticos, na versão mobile do simulador de futebol. A novidade representa o retorno de atletas brasileiros licenciados ao jogo, disponível inicialmente apenas no celular.

A última edição da franquia a contar com jogadores brasileiros licenciados foi o Fifa 16, lançado em 2015. A ausência ocorreu a partir de 2016 devido à legislação brasileira de direitos de imagem, que exige negociação individual com cada atleta. O modelo legal distinto obrigou a empresa a buscar soluções específicas para o Brasil.

Segundo a Electronic Arts, a iniciativa visa oferecer uma experiência mais autêntica para o público brasileiro, especialmente no mobile, que tem grande base de jogadores no país, e reforçar a conexão cultural entre torcedores e clubes, conforme informação divulgada pela Electronic Arts.

Leia também:  Corinthians na final da Copa das Campeãs, Gabi Zanotti decide e leva o Timão à decisão em Londres

O que muda no EA FC Mobile

Com os novos acordos, o Bahia e o Botafogo passam a ter uniformes e escudos oficiais no modo Meu Time, agora acompanhados por atletas com nomes e rostos reais. Os jogadores licenciados serão integrados a grupos específicos do jogo e poderão ser obtidos por meio de Drafts, Mercado e eventos especiais, ampliando opções para montagem de elencos.

A inclusão começa com o evento Ginga, uma competição focada em modos PvP, que premia jogadores semanalmente de acordo com o desempenho nos rankings. A Electronic Arts informou que não há previsão, neste momento, para a inclusão dos clubes nas versões do jogo para console e PC, nem detalhes sobre a duração dos contratos.

Repercussão entre os clubes

O Botafogo avaliou que a presença oficial no EA Sports FC fortalece a conexão com a torcida e amplia a visibilidade internacional da marca do clube. O Bahia afirmou que a inclusão no game permite representar de forma mais fiel sua identidade cultural, aproximando o clube dos torcedores por meio de novas experiências digitais.

Leia também:  Remo em busca de reforços: interesse no atacante Tiquinho Soares do Santos e ex-Botafogo

Contexto do futebol brasileiro no EA FC e vozes brasileiras

Atualmente, o EA FC já conta com clubes brasileiros que disputam a Libertadores e a Sul-Americana por meio de acordo com a Conmebol, com escudos e uniformes oficiais, mas ainda com jogadores genéricos. Segundo a EA, o modelo brasileiro de direitos de imagem é mais complexo, o que levou a empresa a adotar acordos diretos com clubes e atletas para garantir representações oficiais e contratos considerados sustentáveis.

Além disso, a desenvolvedora confirmou a renovação por vários anos da parceria com o narrador Gustavo Villani e o comentarista Caio Ribeiro, a dupla soma mais de 125 mil linhas de diálogos gravadas para a franquia. Villani é a voz principal do game no Brasil desde 2020, enquanto Caio Ribeiro participa da série desde 2012, com presença em 15 títulos.

[notification-master-subscribe-btn]

Notícias relacionadas

Encontre a notícia que você procura