As eleições americanas de 2024 devem fazer história, não apenas ao olhar para o candidato que ocupará o Salão Oval, mas também para os outros cargos que estão em disputa.
Segundo a projeção da CNN, os democratas farão história com avanços para a representação LGBTQ+. Isso porque, Sarah McBride, a vencedora projetada da cadeira da Câmara de Delaware, será a primeira pessoa transgênero a servir no Congresso. Julie Johnson será a primeira pessoa LGBTQ+ assumida a vencer uma eleição federal no Texas, o segundo estado mais populoso do país.
Na Câmara, a CNN também projeta que Dakota do Norte fará história com a eleição de sua primeira mulher, a republicana Julie Fedorchak, para o distrito geral do estado. O resultado deixará o Mississippi como o único estado a não ter eleito uma mulher para a Câmara dos EUA.
Entre os possíveis vencedores nas disputas pelo Senado dos EUA estão as democratas Lisa Blunt Rochester, de Delaware, e Angela Alsobrooks , de Maryland, que – além de se tornarem as primeiras senadoras negras de seus estados – também serão as duas primeiras mulheres negras a servir simultaneamente na câmara.
Embora a maioria dos governadores sejam eleitos em eleições de meio de mandato, alguns estados votaram este ano. Um dos vencedores projetados – o democrata da Carolina do Norte Josh Stein, será o primeiro governador judeu de seu estado.
No Arizona, Yassamin Ansari será a primeira democrata iraniana-americana eleita para o Congresso, projeta a CNN, sucedendo o deputado democrata Ruben Gallego no 3º Distrito Congressional do Arizona. Filha de imigrantes iranianos, Ansari é ex-membro do Conselho Municipal de Phoenix.
O democrata Suhas Subramanyam será o primeiro indiano-americano eleito para o Congresso da Virgínia, projeta a CNN, vencendo a disputa aberta para o 10º Distrito Congressional da comunidade. Subramanyam, um senador estadual cujos pais imigraram da Índia para os EUA, sucederá a deputada democrata Jennifer Wexton, que está se aposentando por três mandatos.
O que está em jogo nas eleições presidenciais?
Uma vitória da chapa presidencial democrata faria com que Kamala Harris se tornasse a primeira mulher eleita presidente, bem como a primeira mulher negra e a primeira asiático-americana a ocupar o cargo.
Uma vitória republicana faria com que JD Vance fosse empossado como o primeiro vice-presidente millennial.
Acompanhe a apuração em tempo real
A CNN Brasil desenvolveu um mapa interativo, no qual é possível acompanhar em tempo em real a apuração em todos os estados dos EUA.
O mapa é alimentado diretamente com dados da matriz da CNN nos Estados Unidos. Nele, é possível ver a contagem de votos e as projeções dos vencedores.
A CNN Brasil também realiza uma supercobertura ao vivo da disputa entre Kamala Harris e Donald Trump pela Casa Branca nas eleições americanas.
O assunto toma as 24 horas do dia da CNN Brasil, por meio de uma supercobertura nos jornais diários, contando especialmente com a grandiosa estrutura da matriz e com tradução simultânea de alta agilidade.
Fonte: CNN Brasil