Jogadores de xadrez com deficiência visual de vários cantos do Brasil estão em Belém participando da Copa Brasil de Xadrez para Deficientes Visuais 2024 – Etapa Regional Centro-Norte. O torneio começou nesta sexta-feira (2) e vai até o próximo dia 4, no Clube do Remo.
O estudante universitário João Gustavo Monteiro, 20 anos, começou a jogar xadrez no período da pandemia, em 2020. Ele começou a jogar online, mas após o período de isolamento passou a jogar presencialmente. Ele conta que o gosto pelo jogo lhe trouxe benefícios de interação e também de saúde mental.
VEJA MAIS
Inscrições para torneio de xadrez em Belém estão abertas; saiba mais
Competição será realizada no dia 24 de setembro, em shopping da Região Metropolitana de Belém
Torneio de xadrez faz silêncio reinar em shopping de Ananindeua
Espaço acostumado com a movimentação de final de semana vivenciou o silêncio típico dos jogadores de xadrez
“O xadrez me ajudou muito a conhecer novas pessoas, novos lugares, fazer novas amizades. E eu gostei muito do esporte, achei muito legal”, disse o jovem. João aprendeu o jogo por meio de um projeto chamado “xeque-mate para todos”, que é um projeto que auxilia pessoas com deficiência visual a aprender o xadrez do zero.
O torneio é organizado pela Federação Brasileira de Xadrez para Deficientes Visuais. Onei de Souza Figueiredo, diretor institucional da federação, conta que o movimento do xadrez começou no Rio Grande do Sul em 1989 como Liga Braile de Xadrez.
O torneio acontece todos os anos e a Federação Brasileira de Xadrez tem um calendário anual, onde ela faz uma etapa em cada região do país e mais uma classificatória. As quatro etapas do sul, sudeste, nordeste e centro-norte classifica para a grande final
A Copa em Belém vai classificar os jogadores para o campeonato que ocorre no final de novembro, em Brasília. Sobre a inclusão, o diretor da federação conta que o esporte é um meio satisfatório para fazer inclusão.
“O xadrez é para todos. Agora mesmo esse fim de semana eu joguei um campeonato no Rio Grande do Sul e tinham adversários que enxergavam e eu consegui jogar com eles. Perdi em alguns momentos e ganhei em outros. Para mim, isso é inclusão”, pontua Onei de Souza.
A competição vai ser realizada pela Federação Brasileira de Xadrez para Deficientes Visuais – FBXDV, em parceria com a Associação de e para Cegos do Pará – ASCEPA. Os jogos acontecerão no Clube do Remo, localizado na ; Avenida Nazaré, 962, Belém/PA.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
02 de agosto de 2024:
14h00 – abertura, congresso técnico e 1ª rodada;
20h00 – 2ª rodada;
03 de agosto de 2024:
09h00 – 3ª rodada;
15h00 – 4ª rodada;
20h00 – 5ª rodada (se confirmada);
04 de agosto de 2024
08h30 – última rodada;
Em seguida, premiação e encerramento.
Com Informações: O Liberal