Uma equipe técnica do Ministério do Turismo (Mtur) está na região do Xingu, no Pará, para conhecer e aprimorar a ‘Rota Turística do Cacau ao Chocolate’. Até o final desta semana, a equipe percorrerá os municípios que fazem parte da rota e conversarão com empreendedores e gestores municipais.
Nesta segunda-feira, 1, a equipe do Ministério do Turismo reuniu, na sede da Associação Comercial de Altamira, com empreendedores que compõem a rota turística e representantes das secretarias de Turismo de Altamira (Semtur), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Sebrae e ACIAPA. Na ocasião, as técnicas tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o potencial da região e as necessidades para o desenvolvimento da rota com o apoio do Ministério do Turismo.
“O objetivo da nossa visita à região é estruturar e promover a Rota do Cacau ao Chocolate em Altamira e demais municípios. Realizaremos visitas técnicas, além da reunião de hoje com empresários e representantes das secretarias de turismo, para identificar os gargalos, problemas e dificuldades enfrentados pelo governo e empresários além de auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas que ajudem na promoção deste produto turístico”, destacou Barbara Blaudt Rangel, Diretora do Departamento de Planejamento, Inteligência, Inovação e Competitividade do Turismo.
O que é a Rota?
A Rota do Cacau ao Chocolate foi criada por iniciativa da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em novembro do ano passado. O principal objetivo é atrair turistas para conhecer o potencial da cacauicultura na região da Transamazônica, que hoje é responsável por 86% da produção de amêndoas do Estado do Pará.
A rota tem um percurso de cerca de 500 km, passando por cinco municípios do sudoeste paraense, onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto oito empreendimentos que trabalham com a fabricação e comercialização de chocolate artesanal, além do processo de plantio e colheita do fruto. Quem visita a cidade de Altamira no mês de junho também tem a oportunidade de prestigiar o Festival Internacional do Chocolate – Chocolat Xingu que, na terceira edição, em 2024, reuniu mais de 130 mil visitantes. O evento já está consolidado como o maior da América Latina.
Com informações do Ministério do Turismo e A Voz do Xingu
Com Informações do Roma News>