Estudo revela que caminhadas semanais podem aliviar as dores nas costas

Estudo revela que caminhadas semanais podem aliviar as dores nas costas

A caminhada pode beneficiar a sua saúde, desde a perda de peso até à prevenção de dores nas costas. Saiba mais sobre o impacto positivo deste exercício simples no seu bem-estar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a dor lombar é a principal causa de incapacidade, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Até 2050, estima-se que 843 milhões de indivíduos serão afetados por este problema de saúde.

Um novo estudo destacou a importância da prevenção, sugerindo que uma caminhada rápida algumas vezes por semana pode fazer a diferença. Publicado na revista The Lancet, o estudo revelou que caminhar entre três a cinco dias por semana pode ajudar a prevenir dores nas costas.

No estudo, 701 adultos com dor lombar foram divididos em dois grupos, sendo que um deles recebeu intervenção guiada por um fisioterapeuta. Durante três anos, os participantes foram acompanhados de perto pelos investigadores.

Os resultados foram surpreendentes: caminhar regularmente reduziu em quase 50% os episódios recorrentes de dor nas costas. Mark Hancock, professor de fisioterapia na Universidade Macquarie, atribui este benefício à combinação de movimentos suaves, fortalecimento muscular, relaxamento e libertação de endorfinas durante a caminhada.

Há inúmeros benefícios em fazer caminhadas para a sua saúde e bem-estar, incluindo a redução de dores nas costas e o alívio do stresse. Mantenha-se ativo e saudável com este exercício simples e eficaz.

Leia Também: Descubra quais são os impactos do tabagismo na saúde bucal

Notícias ao Minuto

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Portal Gurupi
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.