A Justiça Federal condenou à prisão a ex-prefeita, três ex-secretários municipais e um empresário da cidade de Bujaru, nordeste paraense, por desvios de recursos públicos que deveriam ser utilizados para a compra de medicamentos.
A sentença acolheu pedidos de ação do Ministério Público Federal (MPF), que divulgou a decisão nesta segunda-feira, 1. Os desvios chegaram a R$ 376 mil e ocorreram entre 2009 e 2010.
A ex-prefeita, Maria Antônia da Silva Costa, e os ex-secretários municipais de saúde, José Maria Amaral Santos e Euclides de Araújo Lima, foram condenados a quatro anos e oito meses de reclusão.
O ex-secretário municipal de finanças, Lindon Júlio Santiago dos Santos, recebeu pena de sete anos e dois meses de prisão, e o empresário Luís Antônio da Silva Delgado foi condenado a oito anos e dez meses de reclusão.
Relembre
A operação ‘Vide Bula’ foi realizada em novembro de 2010 para interromper a ação de um grupo de empresas fornecedoras de medicamentos que, junto com a administração de alguns municípios, negociavam medicamentos sem licitação utilizando-se, inclusive, de quatro empresas fantasmas de Castanhal, também no nordeste do Pará.
Na época, além de Bujaru, o MPF denunciou esquemas semelhantes nos municípios de Colares, Magalhães Barata, São Domingos do Capim, Santo Antônio do Tauá e Terra Alta.
Com Informações do Roma News>