Últimas Notícias
Segundinha do Parazão começa com goleada do São Raimundo e jogos adiados; confira resultados
Homem é preso​ após agredir as filhas com pedaço de madeira em Marituba
Suécia x Estônia: onde assistir ao vivo e as escalações do jogo de hoje (08/09) pela Liga das Nações
'A verdadeira comunicação é um dom divino', afirma padre Cláudio Pighin na homilia deste domingo, 8
Edmundo González Urrutia chega à Espanha para receber asilo político
Itamaraty confirma que continuará protegendo embaixada argentina na Venezuela mesmo sob pressão
Brasil envia equipe de bombeiros para combater incêndios na Bolívia
Incêndio em prédio no Marco: serviço de água e elevadores seguem afetados, diz familiar de moradores
Eslováquia x Azerbaijão: onde assistir ao vivo e escalações do jogo hoje (08) pela Liga das Nações
Edmundo González chega à Espanha para asilo político após deixar Venezuela
Brasil é recordista nas Paralimpíadas com 89 medalhas e se consolida no topo
Incêndios florestais: autoridades combatem queimadas e prendem suspeitos em GO
Edmundo González, secretamente, passou mais de um mês na embaixada da Holanda em Caracas
5 receitas de sorvetes cremosos para o domingo
Delegação do Brasil bate recorde e termina Paralimpíadas na melhor colocação da história
Next
Prev

FERNANDES BELO: LAURSO, nossa centenária manifestação folclórica/carnavalesca, volta às ruas de Fernandes Belo para o encanto do povo da região

Ano de 2008: O Laurso arrastando multidões pelas ruas de Fernandes Belo 

Vale a pena relembrar um pouco de história do Laurso, o Carnaval dos animais, que todos os anos toma conta das ruas da Vila de Fernandes Belo arrastando multidão de brincantes. A população da Vila de Fernandes Belo nessa época chega a se multiplicar. É gente que vem de todos os lugares.

Os animais preparando-se para comandar a folia

Recordo que há aproximadamente vinte (20) anos eu chegava a Fernandes Belo. Foi uma grata surpresa. Não fazia ideia do que era aquele lugar. Para mim não passava de mais um aprazível lugar do interior. Eu sempre me senti muito à vontade em lugares pequenos. Facilmente acabo me envolvendo com as coisas de um lugar. Com a Vila de Fernandes Belo não foi diferente. O encanto foi imediato. Dura até os dias de hoje.

Lembro com muito carinho das primeiras famílias que me receberam: Luiz e Maria Bezerra e Vardinho e Marica Silva. Foi uma acolhida inesquecível. Uma amizade que permanece até os dias atuais O Luiz Bezerra não está mais entre nós. Os demais estão firmes e fortes. Outro casal que sempre ne emociona é seu Antonio (meu xará) e Andrelina. Tem muito outros. Para citar todos tomaria muito tempo de vocês. 

Com o passar dos dias fui ampliando minha relação de amigos que hoje se espalham por todo o Distrito (II Distrito de Viseu – eu não me acostumo com essa nomenclatura) e quiçá por todo o Município de Viseu. Isso me enche de orgulho!

Mas, voltemos ao Laurso. Naquele tempo era muito difícil fazer o Laurso. Haviam dois grandes grupos: O Laurso do Ferro Velho e o Laurso do Civico. Inicialmente me liguei mais ao Laurso do Ferro Velho. Tinha (e tem até hoje, creio) o Antonio Cara Dura e o seu Filomeno, eram os responsáveis pelas máscaras dos animais. 

O Laurso o Ferro Velho tinha na animação o DJ Wal, genro do Haroldo; e na animação do Laurso do Civico, comandava a animação o Surrilha. Era uma bela disputa entre os grupos. Às vezes os ânimos pareciam querer esquentar. Porém, cada um seguia seu caminho e a brincadeira se espalhava pelas ruas. Teve um ano que o Surrilha levou um Macaquinho para ajuda-lo a animar os foliões (lembram-se?).

Não tínhamos trio elétrico. O Carro som que puxava o Laurso do Civico, era um carrinho de mão, com um pequeno som, movido a bateria. Era coisa pequena mas, animava os foliões. E muito. Do outro lado começamos a improvisar. Às vezes o Gordo do Zé Aldo, às vezes o Baixote Silva, cediam um caminhão. Colocávamos a aparelhagem do Zé Alfredo na carroceria do caminhão e o nosso “Trio Elétrico” estava pronto para ir às ruas.

Ano de 2008: Nosso Trio Elétrico era assim, improvisado em cima de um caminhão

zação tinha a Fátima Machado, o Levinson (Gugu), Luciane, Dayana e Dayane, Luciana (da Farmácia. Hoje na Vila dos Cabanos), o Siba Raiol, o dr. Sérgio (ex-Márcia) e muitos outros. O grupo era grande. Foram momentos de intenso brilho.

Ano de 2008: As Rainhas do Laurso. Fantasias criação do estilista
Júlio Levinson (Gugu), nosso maior estilista
Seu Filomeno um dos artesãos criadores das máscaras dos animais.

O bloco das Senhoras: Maroca Silva, Aldenora, Tereza, organizaram o bloco “Cabeça Raxada”. E os organizadores formaram o bloco “É o Bicho”. A frente desse grupo o Cabeça Silva.

Carnaval 2008: As senhoras do Bloco Cabeça Raxada
Carnaval 2008: Maroca Silva, a Rainha do Bloco Cabeça Raxada
O Bloco Cabeça Raxada, reunia as senhoras da comunidade. 
Carnaval 2008: Eu também estava lá
Os reis da alegria
Olha a dona Martinha Silva aí gente! Muita animação….
As gatinhas da hora. Hoje respeitáveis senhoras de Fernandes Belo 
Baixote Silva: Continua com todo gás
Ano de 2008: As crianças daquele tempo, no Laurso Mirim.

Algum tempo depois entrou para animar o grupo o DJ Batista. Que com muito entusiasmo passou a puxar o arrastão pelas ruas de Fernandes Belo.

Carnaval de 2020: DJ Batista o animador do Carnalaurso

Todos os anos fazíamos de 50 a 100 abadás para o bloco É o bicho. Mas, teve um ano, que arrasamos. Consegui o apoio para mandar fazer 1.000 Abadás. Podem acreditar. Foram mil abadás distribuídos para a população. O amigo que financiou esses abadás nunca quis sair do anonimato.

Carnaval de 2008: As meninas do É o Bicho. Um mil abadas distribuidos para
a comunidade. Um feito nunca mais repetido. 

O Carnalaurso evoluiu tanto que até atraiu a atenção da prefeitura. Em 2020, o último ano que o Laurso esteve nas ruas com todo seu esplendor, encantando e deslumbrando o folião. O governo municipal percebeu a grandiosidade do evento. Construiu uma belíssima estrutura envolvendo palco, som, iluminação, barracas. Mega estrutura que deu mais brilho ao Carnaval de Fernandes Belo. Mudou até o nome: Carnaval de Viseu. Para o povo vai continuar sendo O CARNALAURSO, de Fernandes Belo.

Carnaval 2020: Os bichos na concentração
Os bichos foliões preparando-se para a apoteose
(Eu estava lá)
 
Carnalaurso 2020: O Staff da prefeitura estava lá, inclusive o atual prefeito
em exercício do Município, vereador Paulo Barros

Aliás, naquele ano quase que um sério problema quanto à segurança para os foliões. O PPD/PM tinha sido desativado. Em uma ação planejada e bem elaborada, pedi auxílio ao então deputado federal Cristiano Vale e fomos até o Coronel Dílson Júnior, Comandante Geral da Polícia Militar no Pará tratar do assunto. No dia da audiência também esteve presente o ex-prefeito Isaias Neto. Não foi preciso falar muito. Só exibi um vídeo do esquenta no domingo anterior. Aquelas imagens foram suficientes para sensibilizar todo o alto Comando da PM: Comando Geral (Belém), Comando Regional (Capanema) e Comando da CIPM (Viseu). Saímos da audiência com a situação resolvida. O esforço concentrado que uniu o prefeito e o deputado federal foram fundamentais para o êxito da missão.

Reunião com  alto comndo da Polícia Militar do estado do Pará. 
Cel. Ulisses (Regional III – Capanema), deputado federal Cristiano Vale (atual prefeito de Viseu), prefeito Isaias Neto (na época), Coronel Dílson Júnior (Comandante da Polícia Miliutar do Pará e Antonio Pantoja 

Naquele ano, para nossa alegria, o Carnaval de Fernandes Belo assumiu definitivamente a aura de melhor e mais importante carnaval da região.

Depois veio a pandemia e com ela os bichos se recolheram às suas “tocas”. Teve um ano que o Laurso foi às ruas para pedir aos foliões que ficassem em casa. Era o exemplo maior de que tudo o que envolve o carnaval dos animais é feito com muita responsabilidade.

Carnalaurso 2021: Devido a pandemia do coronavírus, esse não os bichos
não brincaram carnaval. Dois deles foram esclados para pedir a população 
que ficasse em casa

Soube hoje que a prefeitura de Viseu corre para dotar Fernandes Belo de uma estrutura capaz de dar suporte aos organizadores e segurança aos brincantes. O Secretário de Turismo do Município, Adenilton Monteiro tem essa responsabilidade.

As eleições suplementares realizadas no dia 5/02 (cinco) último, de certa forma, contribuíram para que as coisas se complicassem. Mas, a SECULT/Viseu tem uma equipe capaz de fazer um bom trabalho. Mas que não se esqueça de uma Coisa: O CARNALAURSO é de Fernandes Belo!

BELÉM: LAURO NO PROJETO BUMBARQUEIRA promovido pelo CENTUR – Fundação Tancredo Neves

Fevereiro do ano de 2013. Naquela época estava diretamente ligado com a Fundação Tancredo Neves. Nilson Chaves e Lucinha Bastos eram, respectivamente, presidente e diretora Cultural da entidade. Trabalhávamos para a produção do livro MARGARIDA SCHIVAZAPPA – A Primeira Dama do Teatro Paraense.

Em uma de minhas reuniões com o CENTUR, a Lucinha Bastos me perguntou sobre meu bloco (sic). Eu disse que o bloco não era meu e sim  da comunidade de Fernandes Belo em Viseu. Eu falei que tinha feito um requerimento pedindo um  apoio para trazer o Laurso para participar do Projeto Bumbarqueira. O presidente Nilson Chaves gostou da ideia, e autorizou aumentar o cache do bloco. Foi o grupo que recebeu o maior cachê.

No dia 2 de fevereiro daquele ano de 2013, o Laurso de Fernandes Belo, chegava a Belém para representar o Carnaval de Viseu no Projeto Bumbarqueira, a mostra do carnaval do interior do Estado do Pará. A cncentração seria no CENTUR. De lá seguiriamos para a Praça Amazonas, no bairro do Jurunas onde aconteceria a concebtração dos blocos vindos do interior do estado. De lá seguiriamos em cortejo até o Portal da Amazonia, onde aconteceria a apoteóse. 

Quando chegamos ao CENTUR nos ofereceram um camarim para o grupo se vestir. Recusei. Queria que o Laurso impactasse o público na área do evento, que seria a Praça Amazonas. De lá sairia o cortejo em direção ao Portal da Amazônia. Era uma distância longa.

As dificuldades foram imensas para trazer o grupo para Belém. Se apoio oficial, tive que me desdobrar. A verba do CENTUR sói seria liberada depois do evento. Busquei apoio com a Câmara de Vereadores (sem sucesso). Busquei a prefeitura, idem. Sío me restou assumir todo o ônus da viagem.

Por sorte, o seu Ademar confiou e cedeu o ônibus ara receber só depois da liberação dos recursos pelo CENTUR. Essa viagem do Laurso para Belém movimentou a nossa comunidade.

O momento que os animais começaram a deixar o ônibus foi apoteótico. A imprensa que estava fazendo a cobertura jornalística do evento correu para ver o que estava acontecendo: Os animais do Laurso de Fernandes Belo tomaram conta da Praça Amazonas. O Macaco, o mais saliente do grupo procurou logo uma mangueira para fazer suas estripulias. E nada daquilo tinha sido encenado. Foi tudo espontâneo. O grupo deu o maior show de versatilidade. Lembro que a equipe de reportagem do SBT/Belém acompanhou o Lauro desde a saída do ônibus até o Portal da Amazônia registrou toda a trajetória do grupo.

Vários amigos de Fernandes Belo foram até a praça amazonas prestigiar a inédita apresentação do Laurso de Fernandes Belo em Belém.

O momento mais emocionante foi que, de repente, notei a dona Aldenora em lágrimas. Imediatamente procurei saber com ela o que estava acontecendo. Em prantos me disse: “Chorando de emoção Pantoja. Quem diria que um dia nosso Laurso viria se apresentar em Belém. É muita emoção!”.

Pois isso, o nosso Laurso, o Carnalaurso é de Fernandes Belo. Mas como bons viseuenses, vamos permitir que o governo municipal dê essa força para a nossa centenária manifestação folclórica: O POVO DE FERNANDES BELO AGRADECE.

Sucesso sempre para o nosso Carnaval dos Animais!

IMAGENS DA EVOLUÇÃO DO LAURSO NO PROJETO BUMBARQUEIRA, UMA REALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO CULTURAL DO PARÁ TANCREDO NEVES – CENTUR. 

Concetração na Praça Amazonas: eu estava lá 
Professor Carlos Fernando com simpatizantes do Laurso, dentre eles 
Dra. Selma, Vitória Freitas e Socorro
Ferro Velho e Terezinha, com o Bloco Me olhou, tá no pau!
Dona Aldenora era só alegria
Antonio, O Cara Dura, puxando o cordão 
Civico virou criança
Civico Gostou do balão 
Olha eu aqui com o Manto do Bloco Me olhou, tá no pau!
O Cordão do Laurso no Projeto Bumbarqueira
Viseu nas paradas com o Laurso no Projeto Bumbarqueira
Aldenora puxa o bloco à caminho do Portal da Amazônia 
Cansados mas satisfeitos: O Laurso no Projeto Bumbarqueira em Belém
Será se o Civico achou sua fantasia? 
Fevereiro de 2013 – Projeto Bumbarqueira:
Dona Aldenora um exemplo de amor incondicional pelo nosso Laurso

Aguardando o início do desfile
 
Ferro Velho e Zé Maria, dois entusiastas do Laurso
Fevereiro de 2013: Bloco do Laurso, de Fernandes Belo/Viseu, 
encantando os brincantes no Projeto Bumbarqueira
Laurso foi Viseu no Projeto Bumbarqueira, em fevereiro de 2013. 
Bel´rm – fevreiro de 2013: Laurso de Fernandes Belo, no cortejo pela Rua Cesário Alvim,
a caminho do Portal da Amazônia 
Professor Carlos Fernando, no meio da multidão
Professora Iraci, Civico e Zé Maria
Fazendo história: Entrevista para o SBT
Terezinha Silva, a musa do Laurso do Ferro Velho (ou é a musa do Ferro Velho?)
Um trio da pesada: Civico,Raimundinho e Ferro Velho
Levando a alegria para os brincantes do carnaval de Belém 
Laurso de Fernandes Belo/Viseu. 
Um Tigre e uma Tigresa…..

Leia um pouco mais sobre esse momento no link: http://antoniopantoja.blogspot.com/2013/02/bumbarqueira-laurso-de-fernandes-belo.html

Imagens do acervo do autor

Fonte: Blog Antonio Pantojas

DEIXE SEU COMENTÁRIO

LEIA TAMBÉM