Um servidor do Colégio Pedro II, instituição federal no Rio de Janeiro, vai responder na Justiça por tentar se apropriar de um ar-condicionado do Campus São Cristóvão III, na zona Norte.
A Justiça Federal do Rio de Janeiro recebeu a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) imputando ao réu o crime de tentativa de peculato, que é quando um funcionário público, utilizando-se do cargo que ocupa, tenta desviar ou se apropriar de um bem da administração.
Segundo o MPF, em dezembro de 2018, o funcionário teria retirado o aparelho das dependências do Colégio Pedro II e entregue a funcionários de uma empresa de manutenção, mesmo sabendo que o equipamento era novo e não precisava de reparos.
Além disso, consta na denúncia que o réu informou a um funcionário da empresa de manutenção que pretendia desviar o bem.
A ideia era que o equipamento novo fosse levado junto com outros que necessitavam de reparo, para depois ser declarado como “sucata” e entregue ao acusado.
O funcionário da empresa de manutenção informou à direção da escola sobre a intenção do réu e apresentou áudios de conversas enviadas por aplicativo de mensagens.
A partir dessas informações, também foi aberto um procedimento administrativo interno para apurar a conduta do servidor.
Ao analisar a peça de acusação apresentada pelo MPF, a juíza responsável pelo caso destacou que a denúncia expôs com precisão o fato criminoso e suas circunstâncias.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil