O setor da mineração tem ocupado um importante espaço nas discussões sobre transição energética no Brasil. As reservas de minerais críticos e estratégicos do país, que são usados para a produção de componentes para veículos elétricos e painéis solares, por exemplo, estão entre as 12 maiores do mundo, segundo dados do Ministério de Minas e Energia.
Outras iniciativas como os investimentos em descarbonização e a gestão dos recursos naturais também fazem parte do debate. Em entrevista ao Jornada COP, o presidente da Vale, Gustavo Pimenta, destacou a importância de ações como o processamento mineral a seco, que reduz o consumo de água, evita o desmatamento e elimina o uso de barragens, como a que rompeu em Brumadinho, em 2019.”Passamos por um grande processo de transformação, incluindo mudanças na forma como operamos, com os processos a seco ou de beneficiamento”, disse.
Atualmente, a Vale não possui mais barragens em nível 3 de emergência, considerado o de maior risco. Segundo Pimenta, cerca de 85% da operação da mineradora já não depende desse tipo de estrutura.
A circularidade, com o reprocessamento de minérios, também tem sido uma das alternativas em sustentabilidade aplicadas pela companhia. “O futuro da mineração é não depender mais de barragens, além de operarmos com custos mais baixos e menos impactos”, complementou.
Jornada COP
Apresentado por Julliana Lopes e Ricardo Mussa, presidente da SB COP – iniciativa liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) que reúne empresas e instituições do Brasil e do mundo para fortalecer a participação do setor produtivo nas discussões da COP30 – o Jornada COP aborda como o mundo dos negócios pode contribuir para o crescimento sustentável do planeta.
O programa destaca o legado do setor privado nas diferentes frentes da transição climática, além de apresentar cases de sucesso e boas práticas em sustentabilidade, inovação e economia verde.
O programa é exibido às sextas-feiras, às 18h, no YouTube da CNN Brasil, e aos sábados, às 22h45, na programação da TV.
Com Informações: CNN Brasil







