Nem sempre o destaque de uma reportagem está no conteúdo principal. Em alguns casos, um detalhe fora do lugar é suficiente para chamar a atenção do público — e foi exatamente isso que aconteceu na edição do Jornal Nacional da última sexta-feira (26).
Durante uma matéria que alertava para os riscos de uma intensa onda de calor no Sul do Brasil, um mapa exibido na tela mostrou o Pará, estado da Região Norte, ocupando o lugar do Paraná, na Região Sul. O erro visual foi rapidamente percebido por telespectadores e passou a circular nas redes sociais, acompanhado de críticas e ironias.
A reportagem tratava do avanço das altas temperaturas e dos riscos à saúde em diversas regiões do país. Na descrição do vídeo publicado nas plataformas digitais, o Jornal Nacional destacou a gravidade do cenário climático:
“ CALOR – A onda de calor que atinge três regiões do país impõe riscos à saúde de milhões de brasileiros. Mais de 1,2 mil cidades, em oito estados, estão sob alerta de grande perigo até a próxima segunda-feira (29).”
Apesar do alerta climático, foi a gafe geográfica que acabou roubando a cena e gerando repercussão entre internautas, especialmente paraenses, que criticaram o equívoco e cobraram mais atenção na representação do território nacional.
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s);
js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script', ‘facebook-jssdk'));
Com Informações: Para Web News







