A quarta edição do Sebrae na Sua Praia começou, na última quarta-feira, 17, e segue até o dia 4 de agosto, aberto das 17h às 22h, com palestras de capacitação e exposição de produtos de 112 pequenos negócios. O objetivo principal do espaço é promover capacitação aos pequenos empreendedores e incentivar trocas com o público que visita a exposição, localizado no canteiro central da Orla da Praia do Maçarico, no município de Salinópolis.
Para a diretora técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), Domingas Ribeiro, a expectativa é de impactar positivamente os pequenos empreendedores, para que ampliem a produção e, claro, a geração de renda cada vez mais.
“Como os pequenos começam a se capacitar, eles começam a crescer… então ele vai cada vez mais se valorizando e se colocando no mercado, com a valorização do seu produto e de ser um empresário”, frisa Domingas Ribeiro.
Programa Sebrae na Sua Praia em Salinas nesta sexta-feira (19.07)
A iniciativa levou para Salinas, como o município é carinhosamente chamado, entre os 112 negócios expostos na arena, empreendedores de diferentes regiões do Pará. “A gente tem o intuito de colocar esses produtos no mercado valorizando cada vez mais os empreendedores e os empresários daqui da região e dos municípios próximos”, reforça a diretora técnica.
Este ano o evento trouxe representantes de Belém, Castanhal, Paragominas distribuídos em diferentes produtos como artesanato, culinária e vestimenta.
Exemplos bem sucedidos
Após um período difícil financeiramente, o empreendedor, Ronaldo Nóbrega, que está expondo na arena do Sebrae, em Salinas, conta que a partir da relação com o órgão, o negócio de venda de cocada se tornou a principal fonte de renda da família dele. Ele conta que a capacitação ajudou no desenvolvimento da sua marca, com a criação de uma identidade visual, publicidade e qualidade do produto. Antes de empreender no ramo alimentício, Nóbrega trabalhou em um negócio do pai, que chegou ao fim o forçando a pensar novas fontes de renda.
“O Sebrae junto com alguns empreendedores foram desenvolvendo um projeto do festival gastronômico Comidinha de Praia e lembraram do meu nome, aí comecei a pegar consultoria e foram criadas a logomarca e a tabela de informações nutricionais”, lembra.
Ronaldo transformou o que já foi apenas uma receita da sua mãe em negócio e hoje projeta expandir o empreendimento, através da captação de sócios investidores. Na sua primeira venda, ainda improvisado e sem muitos recursos, faturou em torno de R$ 40 reais. “A próxima meta é investimento, agora eu quero um sócio investidor”.
Com Informações de O LIberal