Governador de Goiás critica novas portarias do Governo Federal sobre uso da força policial

Governador de Goiás critica novas portarias do Governo Federal sobre uso da força policial

Ronaldo Caiado acusou a administração de Lula de ser conivente com a criminalidade, afirmando que as diretrizes, assinadas pelo ministro da Justiça, não são adequadas para o combate ao crime

WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDOCaiado criticou a ênfase nas armas não letais e a abordagem sobre o uso de algemas,

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, manifestou sua insatisfação em relação às novas portarias do governo federal que regulamentam o uso da força policial. Ele acusou a administração de Lula de ser conivente com a criminalidade, afirmando que as diretrizes, assinadas pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, não são adequadas para o combate ao crime.

As portarias estabelecem que o uso de força por policiais deve ser regulamentado e condicionam o repasse de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública ao cumprimento dessas novas orientações. Caiado criticou a ênfase nas armas não letais e a abordagem sobre o uso de algemas, sugerindo que essas medidas são inadequadas e não condizem com a realidade da segurança pública no Brasil.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O governador também fez uma comparação com a segurança pública na Suécia, ressaltando que as novas regras demonstram uma conivência do governo federal com a criminalidade. Ele acredita que essas diretrizes podem colocar em risco a vida dos policiais, que enfrentam situações perigosas diariamente. Essas novas regras já haviam sido mencionadas em um decreto anterior, que limita o uso de força e armas de fogo a circunstâncias de risco pessoal.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Luisa dos Santos

Com Informações: Jovem Pan

Compartilhe:

PUBLICIDADE