O Governo Federal aprovou a concessão de garantia para uma operação de crédito no valor de R$ 150 milhões entre o Governo do Pará e a Caixa Econômica Federal, voltada ao financiamento de infraestrutura de recarga de ônibus elétricos e a obras viárias que visam reduzir o tempo de deslocamento na Região Metropolitana de Belém.
A operação está inserida no Programa de Mobilidade Urbana e Infraestrutura e permitirá a expansão e o aperfeiçoamento do BRT Metropolitano de Belém, sistema que conecta a capital a municípios vizinhos e é considerado estratégico para a melhoria do transporte coletivo.
A autorização oficial foi publicada nesta terça-feira, 23 de dezembro de 2025. Conforme o documento, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) ainda poderá se manifestar sobre a aprovação, e o Governo do Pará deverá apresentar o contrato de contragarantia para a formalização do financiamento.
O BRT Metropolitano ganhou projeção nacional e internacional durante a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). Em novembro de 2025, durante visita a Belém, o ministro das Cidades, Jader Filho, destacou que o sistema deve servir de modelo para outras regiões do país, principalmente pelo impacto na inclusão social e na integração de municípios mais afastados da capital.
Além dos recursos federais, o corredor já recebeu financiamento da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Governo Japonês). O embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, que esteve em Belém durante a COP30, afirmou que o projeto pode ser replicado em outras iniciativas com participação da agência japonesa.
Considerado um dos legados da COP30, o BRT Metropolitano conta com parte da frota operada por ônibus elétricos produzidos no Brasil, da fabricante Eletra, reforçando o compromisso com soluções sustentáveis e de baixa emissão de carbono no transporte público.
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s);
js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));
Com Informações: Para Web News







